Pesquisa Perfil Bancário 2024 levanta opiniões e demandas da categoria

O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região iniciou nesta semana a Pesquisa Perfil Bancário 2024. O levantamento é feito desde 2004 e permite uma atualização anual das informações sobre a categoria, além de auxiliar na identificação das principais demandas e reivindicações dos trabalhadores, sendo fundamental para o planejamento das ações a serem realizadas ao longo do ano.

A pesquisa pretende ouvir o máximo de bancários e bancárias da base do Sindicato, que representa cerca de dois mil trabalhadores que atuam em 22 cidades. “Neste momento, nós temos a mobilização de mais de 40 dirigentes sindicais, que vão visitar pessoalmente mais de cem agências e locais de trabalho, para que possamos ter a participação do máximo de bancários que conseguirmos”, explica o nosso presidente José Antonio Fernandes Paiva.

Além de fazer a distribuição dos questionários diretamente nas agências, o Sindicato faz o envio do material, por correio, aos associados. Os questionários são devolvidos sem a identificação do respondente, o que garante o anonimato e permite que todos possam manifestar livremente suas opiniões.

O questionário é amplo e permite avaliar as condições socioeconômicas dos trabalhadores, sua formação e atividades desenvolvidas, além de opiniões sobre temas de saúde e ligados às condições de trabalho. O levantamento também avalia a opinião dos bancários sobre a atuação da própria entidade e sobre a sua capacidade de comunicação com a categoria e com a sociedade.

“Nos últimos anos temos observado o aparecimento de preocupações importantes, como o uso de medicamentos controlados, em virtude da pressão exercida pelos bancos, e até situações de assédio moral e sexual, principalmente contra as mulheres. Esses dados são fundamentais para orientar o nosso trabalho”, informa Paiva.

Ele ressalta também que a pesquisa oferece elementos para a atuação social do Sindicato, que tem uma participação ativa na vida pública da cidade. “Nossos diretores estão nos mais diversos conselhos participativos do município, que debatem temas como direitos da pessoa com deficiência, emprego, saúde, desenvolvimento econômico e outros, e os dados da pesquisa têm servido de base para nossa inserção”.

Após o preenchimento, os questionários são retirados nas agências pelos diretores da entidade, mas caso isso não ocorra, o trabalhador pode acionar o SindBan, o que pode ser feito diretamente na sede de Piracicaba, na rua Boa Morte, 1457 (Centro), ou pelos telefones: (19) 3417.1333 e 99791.5542 (WhatsApp).

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content