SOBRE NÓS

O SINDBAN

Toda história de luta do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan) começa em 22 de outubro de 1959, quando um grupo de bancário, liderado pelo bancário do Bradesco, Gelson Aparecido Diniz, decide fundar a Associação dos Bancários de Piracicaba, com a finalidade de dar respaldo à categoria.

Em 1961, a Associação é transformada em Sindicato, tendo como primeiro presidente Mário José de Lima Dantas (Banco do Brasil), que permaneceu no cargo até 1964, quando a entidade sofreu intervenção do regime militar.

Em 1965, o sindicato é assumido por Diocleciano Villar, funcionário do Banco do Brasil, que comanda a entidade até 1967, assumindo seu lugar Francisco Antonio Nascimento Toledo, que exerceu o cargo até 1976. Neste ano, Villar volta como presidente, ficando até 1986.

Foi em 1986, que o jovem bancário do então Banco Nacional, José Antonio Fernandes Paiva, com apenas 27 anos, é lançado presidente do sindicato.

Paiva, que já era diretor da entidade na gestão anterior, onde adquiriu experiência por sua forte atuação e respaldo da diretoria, ajudou a construir o movimento “Ano do Despertar Coletivo”, em 1983, e foi peça decisiva na greve de nove dias dos bancários de Piracicaba, em 1985, que parou a cidade e mostrou a força da categoria.

O jovem trouxe para a entidade toda sua garra e dinamismo, impondo novo ritmo, que ao longo desses anos passou a ter atuação ainda mais forte na sociedade e no movimento sindical brasileiro, defendendo os interesses dos bancários e dos trabalhadores como um todo, participando e liderando a categoria em inúmeras outras greves, manifestações e movimento, como pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1992.

Nesses anos, o SindBan se caracterizou como entidade de luta e defesa dos bancários e na construção de uma sociedade mais justa, se envolvendo em diversas atividades culturais, esportivas, educacionais, assim como nas áreas de saúde, transporte, segurança e, principalmente, na organização dos trabalhadores e nas lutas por seus direitos.

Forte atuação no movimento sindical

Na defesa dos interesses dos bancários, o Sindicato de Piracicaba tem estado presente em todos os acontecimentos envolvendo a categoria e, inclusive, participando ativamente da Executiva Nacional dos Bancários, na Mesa de Negociação com a Fenaban, assim como na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (Contec), na Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, na Comissão dos Funcionários do Banespa, no Combase, na Apcef, no Comando dos Funcionários do Banco Nossa Caixa, entre outros órgãos representativos da categoria.

O SindBan é referência de luta, transparência, democracia e seriedade, não só para os bancários, mas para a sociedade de Piracicaba e região.

2021/2025

Diretoria

ESTATUTO SOCIAL

Clique na imagem do nosso estatuto social, acesse e fique por dentro do conjunto de direitos e deveres!

BASE TERRITORIAL

O SindBan representa cerca de 2.000 bancários, que trabalham e residem em 22 cidades da nossa região: Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Santa Maria da Serra, São Pedro, Saltinho, Rio das Pedras, Rafard, Capivari, Pereira, Jumirim, Mombuca, Laranjal Paulista, Tietê, Cerquilho, Bofete, Anhembi, Pardinho, Porangaba, Santa Bárbara D’Oeste, Maristela e Conchas. O SindBan conta com ampla sede em Piracicaba e subsedes nas cidades de Capivari, Santa Bárbara d`Oeste, São Pedro e Tietê para melhor atender aos trabalhadores do sistema financeiro. 

BOLETIM INFORMATIVO

Fique por dentro de todas as ações do SindBan diretamente pelo seu email ou celular

Skip to content