Em Piracicaba, ato celebra vitória da Democracia e do Estado de Direito

Ao lado de dirigentes de diversas entidades sindicais da Piracicaba e região, representantes de partidos políticos e movimentos sociais, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba promoveu, neste dia 08 de janeiro, um Ato em Defesa da Democracia e do Estado de Direito.

O evento foi uma celebração à vitória da Democracia Brasileira diante da tentativa de golpe, ocorrida no dia 08 de janeiro de 2023, quando atos de vandalismo atingiram as sedes dos três poderes, com invasão e depredação de prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

“Nós não podemos esquecer esse episódio, que mancha a história da democracia em nosso país, mas que também marca a derrota do movimento golpista e a vitória das forças democráticas e das instituições que governam o Brasil”, afirmou o presidente do SindBan Piracicaba, José Antonio Fernandes Paiva.

Estiveram presentes dirigentes sindicais de Piracicaba, Capivari, Cerquilho, São Pedro, Santa Bárbara d’Oeste e Porto Ferreira, representando as categorias dos bancários, alimentação, motoristas de transporte urbano, movimentação de mercadorias, domésticas, trabalhadores dos institutos federais e jornalistas; a vereadora Rai de Almeida (PT) e representantes do PT e do PCdoB locais.

Paiva destacou que a defesa da democracia deve ser pauta permanente do movimento sindical, pois fortalece também a luta pelos direitos dos trabalhadores e por justiça social no país. Ele ressaltou que o evento deste dia 8 em Piracicaba contribui para a unificação dos movimentos que lutam pelos trabalhadores, assim como pelo fortalecimento de pautas como a valorização da saúde e da educação.

A vereadora Rai ressaltou que este 8 de janeiro de 2024 se torna histórico, pois é um momento de celebração da democracia e das lutas do povo brasileiro. Também observou a necessidade de lembrar e refletir sobre o que ocorreu no ano passado, para que nunca mais aconteça.

O professor Adelino de Oliveira salientou que o evento possui uma natureza também pedagógica. “É preciso ensinar a democracia, que deve se transformar em um valor para a sociedade brasileira”. Ele salientou ainda que neste momento, defender a democracia significa também defender o Governo Lula e as possibilidades que traz para a melhoria das condições de vida da população.

Os participantes também destacaram a importância de punir de forma rigorosa os responsáveis pelo movimento golpista, desde os que participaram diretamente até aqueles que ajudaram a organizar a financiar o episódio.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content