Sindicato recebe Marcio Pochman e Pedro Tourinho para falar sobre economia e política nos tempos atuais

Sindicato recebe Marcio Pochman e Pedro Tourinho para falar sobre economia e pol ítica nos tempos atuais

No próximo sábado o Sindicato dos Bancário de Piracicaba e Região recebe o Professor. Doutor Marcio Pochman, e o Vereador da cidade de Campinas, Pedro Tourinho. Na oportunidade acontecerá o debate “;Economia e pol ítica em tempos de golpe “;, que será mediado pelo ex-prefeito de Piracicaba, José Machado.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat ística) coletados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domic ílio (PNAD) apontam que com as medidas impostas pelo atual governo de elevação das taxa real de juros, estagnação da economia, o desmonte de áreas sociais (saúde, habitação, educação, e outras), e da infraestrutura (estradas, portos, aeroportos e outras), terminaram expondo à vulnerabilidade da segregação social, justamente os estratos de brasileiros brancos, homens, adultos e com maior escolaridade.

De acordo com o Dr. Pochman, no ano de 2017 a pobreza enquanto medida de distanciamento de um padrão digno de vida, terminou por crescer mais acentuadamente nos segmentos menos comuns. “;Vemos que até pouco tempo estes segmentos pareciam estar protegidos, como brancos, homens, mais escolarizados e adultos. Até então, os estratos sociais mais vulneráveis concentravam-se na população negra, crianças e mulheres, e brasileiros de menor escolaridade “;, comenta.

Entre os anos de 2016 e 2017, por exemplo, a pobreza subiu 5% no conjunto dos brasileiros (adicional de 3 milhões de pessoas). Tomada como referência a escolaridade no conjunto da população considerada pobre, percebe-se uma elevação mais acelerada entre aqueles com mais anos de ensino. No ano de 2017, no segmento com Ensino Superior, a elevação na quantidade de pobres foi de 25%. No Ensino Fundamental o aumento foi de 2,9%, enquanto para os pobres com Ensino Médio, o crescimento da pobreza foi de 10,6%. Entre os anos de 2016 e 2017, por exemplo, a pobreza subiu 5% no conjunto dos brasileiros (adicional de 3 milhões de pessoas).

Por isso, 2018 é um ano da retomada da democracia, e um ano de luta para não permitir que esses números continuam crescente. “Aqueles que golpearam a democracia em 2016 sabem da centralidade das disputas de 2018 para a consolidação do processo antidemocrático. Nós, defensores da democracia e da justiça, também não podemos perder de vista a importância deste momento histórico e que só sairemos vitoriosos dele com muito debate, muita luta e unidade “;, comenta o Vereador Pedro Tourinho.

Tomada como referência a escolaridade no conjunto da população considerada pobre, percebe-se uma elevação mais acelerada entre aqueles com mais anos de ensino. No ano de 2017, no segmento com Ensino Superior, a elevação na quantidade de pobres foi de 25%. No Ensino Fundamental o aumento foi de 2,9%, enquanto para os pobres com Ensino Médio, o crescimento da pobreza foi de 10,6%.

Para o Sindicato dos Bancários, é de extrema importância abrir as portas para todos neste momento tão conturbado do cenário pol ítico atual. Vale lembrar que o sindicalismo passa por um momento de resistência depois da retirada de direitos proposta pela Reforma Trabalhista. De acordo com o Presidente do SindBan, José Antônio Fernandes Paiva, não só os sindicatos, mas o trabalhador brasileiro sofre um dos momentos mais cr íticos na era democrática. “O Brasil caminha para passagens sem rumo, os empresários não sabem o que fazer. Na última década, com as mesmas regras trabalhistas em vigor, geramos milhões de empregos “;, comenta.

– Serviço

Data: 12 de maio às 09h

Palestra: Economia e Pol ítica em tempos de golpe

Marcio Pochman E Pedro Tourinho

Mediação: José Machado

Realização: Sindicato dos Bancários de Piracicaba

Local: Rua Quinze de Novembro, 549 -; Centro – Piracicaba

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content