A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), em conjunto com federações e sindicatos, entregou à Caixa Econômica Federal a minuta de reivindicações específicas das empregadas e dos empregados do banco para a Campanha Nacional dos Bancários 2026.
O documento, aprovado no 41º Congresso Nacional das Empregadas e Empregados da Caixa (Conecef), reúne propostas que irão orientar as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho Aditivo para o período de 2026 a 2028.
Entre os principais temas estão o fortalecimento do Saúde Caixa, valorização profissional, melhores condições de trabalho, contratação de novos empregados, revisão de carreira, remuneração variável, inclusão e defesa da Caixa como banco público.
A pauta destaca a importância da manutenção do Saúde Caixa, com garantia de atendimento aos empregados, aposentados e seus dependentes, além da busca por condições mais equilibradas de custeio e melhorias no acesso aos serviços.
Também estão entre as reivindicações a correção de distorções nas carreiras, critérios mais transparentes para promoções e funções, recomposição das equipes e realização de novos concursos. O objetivo é fortalecer a estrutura de atendimento da Caixa e garantir melhores condições de trabalho.
O documento ainda propõe mudanças nos programas de metas e remuneração variável, com regras mais claras e transparentes, além de medidas para combater situações de pressão excessiva, assédio e práticas que possam contribuir para o adoecimento dos trabalhadores.
A minuta apresenta ainda propostas relacionadas à jornada de trabalho, direito à desconexão, uso de novas tecnologias com capacitação adequada, além de melhorias na gestão da Funcef, inclusão, diversidade e combate ao assédio moral e sexual.
A entrega da pauta marca o início de uma nova etapa de negociação entre trabalhadores e Caixa. As reivindicações fazem parte da Campanha Nacional dos Bancários 2026 e buscam preservar direitos, promover valorização profissional e fortalecer o papel social do banco público.