Conferência aprova defesa da democracia e reforma tributária com distribuição de renda

Ampliar a mobilização das lutas por reforma tributária com distribuição de renda, regulamentação das plataformas digitais, melhoraria das condições de trabalho e saúde dos trabalhadores, defesa dos bancos públicos e consolidação da democracia.

Estas foram as principais linhas de ação aprovadas na 25ª Conferência Nacional d@s Bancári@s, realizada em em São Paulo entre os dias 04 e 06 de agosto.

O evento foi extremamente representativo, contando com a participação de 636 delegados representantes da categoria de todo o país e 98 convidados. Participaram bancários dos sindicatos de Andradina, Campinas, Jaú, Marília, Piracicaba, Presidente Venceslau, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Tupã.

Um dos temas de destaque foi o da regulamentação das plataformas digitais e a inteligência artificial, debatido no dia 05, em mesa com as presenças do deputado Federal Orlando Silva, do PCdoB, relator do projeto de lei de combate às fake news, e do biólogo Átila Lamarino, autor do canal do youtube Nerdologia, que conta com mais de 3 milhões de inscritos.

Outros destaques, também no dia 06, foram os debates sobre Reforma Tributária, prioridade do atual governo, e as Transformações no Mercado Financeiro.

O debate reforçou a importância do movimento sindical se mobilizar para conquistar a isenção para os mais pobres e menores rendas e tributação da riqueza e maiores alíquotas para altos salários. 

“O sistema tributário regressivo é aquele que arrecada proporcionalmente mais daqueles com menor renda. São focados na tributação de consumo. O sistema tributário progressivo, respeitando os princípios da legalidade, tributa proporcionalmente as pessoas com maior renda e riqueza”, explicou a economista e técnica do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Rosângela Vieira dos Santos.

Piracicaba

A delegação do Sindicato dos Bancários de Piracicaba foi integrada pelos diretores José Agnaldo Roncasaglia (Bradesco), Maurício Vieira Nobre Júnior (CEF), Lucas Correa Tavares da Silva e Paschoal Verga Júnior (Banco do Brasil) e pela diretora Letícia Peres Farias Françoso (Santander).

 

O presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e vice-presidente da Feeb (Federação Estadual dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul), José Antonio Fernandes Paiva, avalia como extremamente positivos os resultados do evento. “Saímos ainda mais fortalecidos e organizados para a luta em defesa dos direitos da nossa categoria”.

Ele também destaca a participação dos delegados do SindBan Piracicaba, pela sua representatividade, combatividade e pelas contribuições efetivas apresentadas durante os debates.

Durante a Conferência foi aprovada uma moção encaminhada pelo SindBan Piracicaba, que propõe que as contribuições dos trabalhadores e trabalhadoras aos sindicatos possam ser deduzidas do IR.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content