Conferência Nacional debate conjuntura e desafios dos bancários

“Brasil sempre democrático: com distribuição de renda, direitos, emprego decente e proteção ao meio ambiente”. Este é o tema da 25ª Conferência Nacional d@s Trabalhador@s do Ramo Financeiro, que acontece em São Paulo entre os dias 04 e 06 de agosto.

O evento pretende promover uma ampla reflexão sobre a conjuntura política e econômica do país e os desafios atuais da categoria bancária. Destacam-se temas como reforma tributária, regulamentação das plataformas digitais e inteligência artificial, e transformações no mercado de trabalho e organização do ramo financeiro.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba, José Antonio Fernandes Paiva, o evento acontece em uma nova conjuntura política e econômica, influenciada por um momento de reconstrução do país. “E temos também um processo de mudanças tecnológicas intensas, com impactos sobre o mundo do trabalho”, observa.

“Neste ano temos uma nova realidade, marcada por mudanças de postura e novas ações por parte do Governo Federal. Precisamos pensar os impactos dessa mudança sobre a categoria bancária e quais as melhores estratégias e luta para este momento”, afirma Paiva, que também é vice-presidente da Feeb) Federação Estadual dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul).

O Sindicato dos Bancários de Piracicaba terá a presença de cinco delegados na Conferência: José Agnaldo Roncasaglia (Bradesco), Letícia Peres Farias Françoso (Santander), Maurício Vieira Nobre Júnior (CEF), Lucas Correa Tavares da Silva e Paschoal Verga Júnior (Banco do Brasil).

Palestras

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, faz a palestra de abertura da Conferência, nesta sexta-feira, 04, às 18 horas, sobre o tema “Reconstrução do Brasil: ações do Governo Federal.

No sábado pela manhã acontecem duas mesas redondas. A primeira, às 9h30, será sobre Conjuntura Internacional, tendo como convidado o diretor acadêmico da Faculdade 28 de Agosto Moisés Marques; e a segunda, às 11h, será sobre Regulamentação das Plataformas Digitais e Inteligência Artificial, com as presenças do deputado federal Orlando Silva (PcdoB) e do biólogo Átila Iamarino.

No período da tarde, às 14h15, Rosângela Vieira dos Santos, do Dieese, e Ricardo Berzoini, ex-ministro dos governos Lula e Dilma, participam de mesa sobre o tema Reforma Tributária: Progressiva e Distributiva. A partir das 16h, Vivian Machado e Gustavo Machado Cavarzan, do Dieese, participam de mesa sobre Transformações no Mercado de Trabalho e Organização do Ramo Financeiro.

No domingo, a partir das 9h30, acontece a apresentação dos resultados da Consulta Nacional dos Bancários 2023 e pronunciamento das centrais sindicais e correntes que compõem o Comando Nacional dos Bancários.

A Conferência acontecerá na Quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo, com organização da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT), Federações e Sindicatos e Comando Nacional dos Bancários.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content