Roda de conversa realizada no SINDBAN

Conespi cria coletivo de mulheres

O Instituto do Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba promoveu nesta sexta-feira, 11/3 uma roda de conversa com mulheres de diversas categorias de trabalhadoras.

O evento, realizado no Sindicado dos Bancários de Piracicaba e Região teve como tema “Os desafios da Mulher no Mundo e no Trabalho”.

Coordenada por Renata Souza, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana (Siemaco) a atividade contou com a participação de mais de 20 diretoras e funcionárias de sindicatos.

Durante a roda de conversa todas puderam contar um pouco sobre suas experiências de vida e de militância nos movimentos sindical e social, bem como os desafios que ainda precisam ser superados pelas mulheres de modo geral.

“Esta é a primeira Vez que o Conespi realiza uma atividade exclusiva de mulheres e foi uma experiência muito rica e emocionante”, comentou Renata.

Angela Savian, vice-presidente do SINDBAN comentou a trajetória de pioneirismo do Sindicato na luta em defesa das mulheres.

“Nós já fizemos muitas campanhas em defesa das mulheres. Lançamos cartilhas contra o assédio, sobre a Lei Maria da Penha, temo um projeto para atender bancárias vítimas de violência, o “Sindban Acolhe”. Mesmo assim, como em todos os lugares da sociedade ainda sofremos com a discriminação. Infelizmente, nos últimos dois anos, três gerentes homens da nossa base foram demitidos por assédio sexual”, comentou.

Coletivo de Mulheres – No final do encontro ficou decida a criação do Coletivo de Mulheres do Conespi que fará convite para mais mulheres que atuam nos sindicatos para que, pelo menos a cada dois meses, se reúnam para trocar experiência e propor ações em defesa das mulheres.

“Este é mais um passo importante para a continuidade da nossa luta por igualdade social”, comentou José Antonio Fernandes Paiva, anfitrião do evento.

 

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content