PSO do Banco do Brasil foi o assunto principal da reunião do sistema diretivo

Em reunião, nesta terça-feira, 31, dos diretores do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região, na sede da entidade, foi abordado o tema “;PSO “; -; Plataforma e Suporte Operacional do Banco do Brasil, debatido por aproximadamente 40 minutos com explanação de vários diretores.
Muito se viu durante a implantação dos projetos pilotos do PSO, que fez o Movimento Sindical ficar com pé atrás em relação ao novo sistema, do que podemos citar: O PSO é um segmento de suporte com responsabilidade de dar apoio a todas as agências, tendo que supri-las a qualquer custo, à custa dos poucos funcionários que tem. Teoricamente não serão garantidos os locais e jornada de trabalho aos recrutados. A alteração de jornada e local de trabalho a todo o momento, com número insuficiente de funcionários para atender às demandas das agências, traz insegurança. Sem horário fixo e agência fixa para trabalhar, fica dif ícil planejar a vida. Nos PAB´s, onde um bancário com cargo de caixa realiza sozinho um trabalho que deveria ser acompanhado por um gerente, torna-se uma situação que submete a pessoa à sobrecarga de trabalho e risco constante, tanto de erro no serviço, quanto de assaltos.
O Banco visa ganho de escola no segmento operacional, com o objetivo de maximizar produtividade e gerar mais receita. O BB está colocando uma agência dentro da outra, para obter mais competitividade junto à concorrência! Porém, é uma forma de segmentar e dividir ainda mais o quadro de funcionários, prejudicando o relacionamento dentro das agências.
Não convenceu como projeto que possa gerar novas oportunidades ao plano de carreira. O que pudemos constatar é que as pessoas lá lotadas perdem referência com relação ao plano de cargos nos segmentos da área negocial. Quem vai para o PSO acaba estagnando sua carreira. A perda de referencia leva à desmotivação e ao sentimento de ter feito uma escolha sem volta. Para o Banco, tudo! Para o trabalhador bancário o ônus da sobrecarga de trabalho e da pressão constante.
Há que se ficar atendo quando da implantação do sistema PSO na rede do BB, extensivo às agências incorporadas do BNC, pois a realidade mostra que existe um projeto Piloto em Piracicaba em andamento e é preciso cuidar para que não se cometam injustiças que possam subtrair salários e funções, como é o caso dos caixas hoje lotados nas agências do BNC.
O Sindicato está acompanhando e desde já coloca seu setor jur ídico à disposição de todos os Bancários do BB e BB/BNC, que possam sofrer perdas com mais essa invenção de Banco, que só visa ganhar mais dinheiro.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content