Direção Nacional marca 3º Congresso da Contraf-Cut nesta quinta

A Direção Nacional da Contraf-Cut se reúne nesta quinta-feira, 2, às 10 horas, na sede da entidade, no centro de São Paulo, para definir a data, o local e o temário do 3º Congresso. No evento, será eleita a nova diretoria da Confederação para o triênio 2012-2015.
A reunião desta quinta também escolherá os integrantes da Comissão Organizadora do 3º Congresso, conforme estabelecem as regras previstas no estatuto da Confederação.
Antes de organizar o 3º Congresso, haverá uma palestra sobre análise de conjuntura, a ser proferida pelo diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lucio.
Seis anos de protagonismo
A Contraf-Cut foi fundada em 26 de janeiro de 2006, durante uma assembleia histórica realizada em Curitiba. O primeiro presidente eleito foi Luiz Cláudio Marcolino, que na época presidia o Sindicato dos Bancários de São Paulo e hoje é deputado estadual do PT de São Paulo.
O 1º Congresso da Contraf-Cut foi realizado em 25 de abril de 2006, em Nazaré Paulista. Vagner Freitas, atual secretário de finanças da CUT, foi eleito presidente, com mandato de três anos.
A atual direção, cujo mandato se encerra no dia 14 de abril deste ano, foi eleita no 2º Congresso da Contraf-Cut, ocorrido em 14 e 15 de abril de 2009, em São Paulo. Carlos Cordeiro foi escolhido presidente para a gestão 2009-2012.
Unidade nacional e mobilização
Ao longo desses seis anos, a Contraf-Cut fortaleceu a unidade nacional dos bancários, que vem sendo constru ída desde 1985, a partir da organização do Departamento Nacional de Bancários (DNB-CUT) e da extinta Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT).
Com ousadia e determinação, a entidade esteve à frente de todas as campanhas salariais da categoria, coordenando o Comando Nacional dos Bancários e consolidando a convenção coletiva nacional de trabalho, que completa 20 anos em 2012, válida para funcionários de bancos públicos e privados de todo pa ís.
Com a força da mobilização, os bancários concretizaram sonhos e ampliaram conquistas. Em 2011, os trabalhadores arrancaram aumento real pelo oitavo ano consecutivo, elevação dos pisos e melhoria na participação dos lucros, além de importantes avanços sociais.
“Apesar das vitórias, os desafios ainda são imensos, como o emprego decente, condições dignas de saúde, segurança e trabalho, igualdade de oportunidades, regulamentação do sistema financeiro e inclusão bancária sem precarização e sem exclusão”, destaca Carlos Cordeiro.
Referência mundial
A Contraf-Cut é também referência internacional para os trabalhadores de todo mundo. é filiada a UNI Global Union, o sindicato mundial que representa cerca de vinte milhões de trabalhadores da área de serviços. Carlos Cordeiro é o atual presidente da UNI Américas Finanças, que organiza os bancários do continente americano.
A entidade participa da organização de redes sindicais dos bancos internacionais, buscando a construção de acordos marcos globais para garantir direitos básicos para os trabalhadores de todo mundo. Com a atuação decisiva da Contraf-Cut, foi assinado, em 2011, o primeiro acordo marco entre a UNI e o Banco do Brasil.
Fonte: Contraf-Cut

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content