Pesquisa do Sindban aponta que 39% da categoria está trabalhando em tempo integral

Unidade nacional dos bancários, de bancos públicos e privados, tem sido fundamental para avançar nas medidas de proteção para trabalhadores e clientes; atuação da categoria ganhou destaque na imprensa.

Os bancários – historicamente organizados nacionalmente, com uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) válida para todo o pa ís e todas as empresas do setor – foram os primeiros a se mobilizar para pressionar o setor patronal a adotar medidas de proteção aos trabalhadores e clientes, em decorrência da pandemia de coronav írus (Covid-19).

Desde 26 de fevereiro, quando o Brasil teve confirmado o primeiro caso, as entidades representativas, reunidas no Comando Nacional dos Bancários, estão em contato e realizando frequentes negociações com a Fenaban (federação dos bancos).

A atuação das entidades já resultou, por exemplo, na suspensão das demissões no Santander e Itaú e em medidas para que mais bancários realizem home office, principalmente aqueles inclu ídos em grupos de risco.

Piracicaba -; A atuação do Sindicato dos Bancários de Piracicaba (Sindban) não foi diferente. Atuou sobre os bancos para que os direitos dos trabalhadores fossem garantido. Notificou as agências sobre medidas emergenciais que deveriam ser tomadas. Realizou inédita assembleia virtual onde a esmagadora maioria decidiu por estado de greve, caso os bancos não cumprissem medidas protetivas.

Pesquisa – O Sindban também realizou uma pesquisa no dia 26/3, em 46 agências de oito bancos foram encontrados 723 bancários. Destes apenas 56% estão efetivamente trabalhando, 21% estão trabalhando em Home Office e 16% foram dispensados por estarem no grupo de risco ou com crianças com idade escolar. Cerca de 17% dos bancários estão fazendo revezamento e 6,2% deles estão em férias. Assim pode-se afirmar que apenas 39% dos bancários das 46 agências pesquisadas estão trabalhando todos os dias.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, José Antonio Fernandes Paiva, “;embora o resultado possa não ser o desejado, ele mostra que o relacionamento do Sindban tentando sensibilizar os bancos dá aos bancários uma condição satisfatória de segurança par enfrentar a pandemia do coronav írus “;, comenta.

Poder Público -; O Sindban e o Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba criaram um canal direto de diálogo com o prefeito municipal para debater propostas para a diminuição do contágio do coronav írus. Isso colaborou para o Decreto Municipal de Situação de Emergência na cidade. Carros de som dos sindicatos estão circulando a cidade para informar a população dos riscos e procedimentos.

Imprensa -; O Sindban tem dialogado com a imprensa no sentido de orientar clientes, bancários e a população em geral sobre os procedimentos. Matérias no Jornal de Piracicaba, Gazeta de Piracicaba, Tribuna Piracicabana, Rádio Jovem Pan News e pelas redes sociais com a jornalista Cristiane Sanches contribu íram nesse sentido.

Comunicação -; O site o Sindban e suas redes sociais constantemente estão atualizando a categoria sobre as novidades das negociações, decretos, medidas provisórias que afetam a vida do bancário e da bancária.

Qualificação -; Parceria entre os Sindban e a escola de formação Proban está oferecendo aos sócios do sindicato curso gratuito de capacitação CPA 10, CPA20 e CEA online durante o per íodo da pandemia.

Orientações -; Em parceria com os profissionais que atendem no Sindicato as redes sociais do Sindban estão disponibilizando v ídeos com dicas sobre como enfrentar melhor este per íodo de quarentena.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, José Antonio Fernandes Paiva, “;são muitas ações que demonstram que o movimento sindical está antenado e agindo para garantir direitos, proteger a categoria e também a população. A nossa organização sairá mais forte dessa crise “;, avalia.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content