Negociação garante quarentena

Por videoconferência, a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação -; CEBNN/CONTEC se reuniu na tarde desta segunda-feira (30), com a Comissão de Negociação da FENABAN, que assegurou que os bancos irão manter a quarentena, que hoje envolve 230 mil bancários -; representando 50% da categoria -;, que se encontram trabalhando home office.

Ainda continua a cobrança para ampliar as medidas já implementadas para preservar a vida e a saúde dos bancários e clientes. Entre outras coisas, o comando solicitou que:

Os bancários que se encontram trabalhando durante essa crise recebam insalubridade, em face da exposição durante o trabalho.

As filas externas sejam organizadas pelo poder público, que detém poder para zelar a distância que os clientes necessitam manter entre si.

Se encontre forma de compensar/amenizar os efeitos do estresse decorrente do trabalho com risco de vida pessoal e familiar, hoje realizado pelos bancários, que estão trabalhando nos atendimentos, como por exemplo, o acréscimo de 5 dias de férias futuras para cada 2 meses trabalhado durante a crise.

A antecipação da vacina H1N1, prevista para 15/04.

A Fenaban enfatizou que, além dos 2 meses de suspensão dos pagamentos, os bancos fizeram acordo com o Banco Central e BNDES para disponibilizar pagamento das folhas de pessoal das empresas, no importe de até R$ 2.000,00 por trabalhador, com encargos de 3,75% ao ano, a serem pagos pelo per íodo de até 3 anos.

Nunca é tarde para relembrar que os bancos estão funcionando em horário especial. Das 09h às 10h para atender idosos e depois até às 14h para o público restante, respeitando as regras de distanciamento.

Por tudo isso, continuam as negociações da Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação com a Fenaban para cada vez mais garantir condições seguras de trabalho aos bancários e bancárias de todo o pa ís.

Bom lembrar que a apreensão se deve à ameaça feita pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, de que editaria um decreto obrigando o retorno ao trabalho e também porque os bancários sabem que se inicia nesta semana um momento cr ítico do mês, quando aumenta a demanda pelo atendimento nas agências devido ao pagamento do benef ício da Previdência, e que, muitos aposentados precisam do atendimento presencial para retirarem seus cartões, uma vez que será o primeiro pagamento que irão receber.

Bolsonaro foi irresponsável ao ir para as ruas defender o fim do isolamento social, contrariando todos os cientistas, as orientações da OMS e tudo que os outros pa íses estão fazendo. O Bolsonaro faz mal à saúde pública.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content