Dia Mundial da Saúde: SindBan promove Café da Manhã e live com profissionais da saúde no Facebook

31/03/2017 – 11:02

Atividades acontecem no dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, na sede do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região

A depressão é a primeira causa de incapacitação entre todas as doenças médicas, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). No levantamento “;Fardo Global das Doenças “;, publicado na revista médica “;The Lancet “;, desordens mentais, como depressão e ansiedade, estão entre as principais condições de saúde não fatais que levam os brasileiros a conviver cada vez mais anos com algum tipo de incapacitação. Globalmente, estima-se que 350 milhões de pessoas de todas as idades sofrem com esse transtorno. Entre os bancários, os motivos da depressão quase sempre têm nome e sobrenome: assédio moral.

Em 2017, a doença é o tema da OMS no Dia Mundial da Saúde, lembrado em 7 de abril. Pensando em uma forma de conversar com os bancários sobre a importância de cuidados médicos, principalmente quando os problemas estão relacionados ao trabalho, o SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) promove, 7 de abril, um Café da Manhã com bate papo com os profissionais da saúde, que integram o Núcleo de Qualidade de Vida e Ação Solidária da instituição. Psicólogas, osteopatas e nutricionista estarão juntos para receber os bancários e refletir sobre a depressão e suas causas.

Segundo a pesquisa Perfil Bancário, realizada anualmente pelo SindBan, em 2016, 270 bancários de Piracicaba e Região declaram se sentir assediados moralmente nas agências em que trabalham. Para a diretora do Sindicato, Olivia Brossi, o principal papel do Núcleo de Qualidade de Vida e Ação Solidária é levar aos trabalhadores, profissionais que possam cuidar dos traumas acarretados pelo assédio. “;O assédio moral causa inúmeros problemas de saúde, a depressão é um deles. O Sindicato dos Bancários oferece aos trabalhadores todo o suporte não só para o assediado, mas também para o assediador. Os associados possuem, gratuitamente, direito a consulta com psicóloga, nutricionista e osteopata “;, comentou a dirigente sindical.

Além do Café da Manhã, o Sindicato realizará uma live (v ídeo ao vivo) no Facebook, para que os profissionais possam responder as perguntas dos bancários em relação a saúde. A atividade acontece às 10h, também no dia 7 de abril. “;O nosso principal objetivo é levar informação. Esse é o principal papel do Sindicato. Queremos que o bancário saiba que nós oferecemos para ele profissionais capacitados e qualificados que estão à disposição para ajudar. A ideia de realizar um v ídeo ao vivo foi escolhida por ser uma ferramenta que abrange todas as pessoas do mundo, assim podemos conversar com esses trabalhadores sobre assuntos sérios e importantes: a depressão e o assédio moral “;, comentou o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content