Contraf cobra do Itaú esclarecimentos sobre o GERA

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou of ício ao Itaú para questionar o Itaú a respeito da implantação do programa de remuneração variável “;GERA “;.

O objetivo é elucidar alguns pontos para continuar as negociações entre a instituição financeira e a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú. A próxima reunião está agendada para o dia 18 de maio. Nós precisamos entender como de fato o novo programa vai influenciar no dia a dia do trabalhador do Itaú, para, a partir da í, conseguirmos negociar as melhores opções para o trabalhador.

Veja abaixo os questionamentos:

O “;GERA “; é um novo programa de remuneração variável em substituição ao antigo “;AGIR “;. Quais são suas principais diferenças? Por que houve essa substituição?

Da mesma forma, quais são os trabalhadores eleg íveis ao “;GERA “;? Quais são os cargos eleg íveis ao “;GERA “; (Mensal e Semestral)? Todos os empregados de agência (f ísica e digital) são eleg íveis? São os mesmos do AGIR? Houve alteração? Se sim, por quê?

Como se deu a comunicação da alteração de programas aos trabalhadores? Quais os canais e meios utilizados? Há alguma cartilha com essas informações? Informar e apresentar Cartilha de como o “;GERA “; é apresentado aos empregados das agências que estão nesse projeto piloto;

Como funciona o “;GERA “; MENSAL e o “;GERA “; SEMESTRAL? Quais são os critérios e pontuação? Quem é eleg ível ao “;GERA “;, tem direito ao “;GERA “; mensal e “;GERA “; semestral?

Há diferenças do “;GERA “; para os trabalhadores da área comercial e os da área operacional? Se sim, quais são essas diferenças?

Há regionalização da cesta de produtos? Em caso positivo, quais são e quais os critérios adotados para tanto?

O “;GERA “; é um programa só com metas individuais?

O “;GERA “; possui metas de competência? Se sim, quais são e qual o peso dessa meta no programa?

As metas são definidas em qual momento? São revisadas? Podem sofrer alterações?

O “;GERA “; Mensal tem metas de produção e satisfação. Os produtos têm pontos? Há uma tabela com os produtos a serem comercializados e os pontos correspondentes? A avaliação de satisfação é feita por clientes e gestores? O pagamento é feito de acordo com as vendas e pontuação do mês? Sobre esse pagamento mensal há recolhimento de encargos? Como é lançado no holerite?

O “;GERA “; Semestral possui uma meta para o semestre ou está vinculada a uma composição dos resultados mensais e uma meta para o semestre?

O “;GERA “; Semestral é pago considerando a faixa e elegibilidade. Quais são os critérios? São pagamentos em múltiplos salariais para cargos predefinidos?

Detalhar todas as mudanças trazidas pelo “;GERA “; (Cestas de Soluções, Contrato único e Nova Curva de Pagamentos). Isso é aplicado de modo uniforme a todos os empregados e de quaisquer agências (independente do porte e local) e perfil de clientes?

Os empregados acompanharão no sistema a sua pontuação e o que equivale em pagamento, ao final?

Todos os pagamentos são adicionais à PLR da CCT dos Bancários? Ou é poss ível o atingimento parcial de metas e o não recebimento pelo “;GERA “;?

Caso o banco entre em preju ízo e não pague a PLR da CCT, quanto o “;GERA “; pagaria aos trabalhadores?

Quem faz menos de 1.100 pontos no mês, não recebe nada pelo “;GERA “;? Há um pagamento m ínimo previsto no programa?

O programa prevê o pagamento a partir de uma pontuação m ínima de 1.100 pontos/mês pelo trabalhador, e nos dias em que ele não puder trabalhar (seja por motivo de saúde, ou mesmo devido ao fechamento da agência), o programa prevê a concessão de um valor de 25 pontos nesses dias. Contudo, caso o trabalhador não consiga trabalhar o mês inteiro por tais impedimentos, sua pontuação alcançará, no máximo, o valor de 550 pontos. Como ele poderá alcançar os outros 550 pontos necessários para a pontuação m ínima?

E no caso de férias? Como ficaria o pagamento mensal e semestral?

Como o banco chegou ao valor de 25 pontos ao dia? Existe algum critério?

Durante a pandemia muitas agências tiveram que ser fechadas temporariamente, o que dá um preju ízo ao trabalhador que está buscando executar suas metas. A pontuação m ínima de 25 pontos não é baixa para essa realidade?

Por outro lado, há o pagamento de um teto do programa? Se sim, qual é esse valor? Esse valor pode ser alcançado por todos os trabalhadores da agência, ou somente para alguns cargos? Se sim, por quê?

Existe ainda o programa VAI que é uma ferramenta de trabalho para os gerentes. Essa ferramenta mostra o perfil dos clientes para que os gerentes/funcionários façam contato via telefone. O que o VAI interfere no “;GERA “;? Há relação direta entre os indicadores?

Há muitas reclamações de trabalhadores das agências em relação às metas do “;GERA “; nesse per íodo de pandemia, pois elas se encontram num patamar inalcançável devido as dificuldades em se vender produtos financeiros numa conjuntura de crise. O que foi adaptado no “;GERA “; para enfrentar o per íodo da pandemia?

Sobre a exigência da certificação do CPA, os empregados só serão eleg íveis ao “;GERA “; se estiverem habilitados? Existem outras exigências?

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