Paiva alerta sobre os prejuízos da unificação das pastas de Turismo e Ação Cultural

11/05/2017 – 16:50

Presidente do SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) utiliza a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (11)

Representando o SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região), o presidente da entidade, José Antonio Fernandes Paiva, faz uso da Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Piracicaba na noite desta quinta-feira (11). Objetivo do sindicalista é alertar os parlamentares e a população sobre o projeto de Lei 21/2017, que modifica a estrutura administrativa da Secretaria de Ação Cultural. De autoria da Prefeitura, projeto pretende unificar a Secretaria de Turismo com a Secretaria de Ação Cultural, governada pela secretária Rôsangela Camolesi.

Para o dirigente sindical, a partir do momento que você extingue uma secretaria, você aposta em um processo de inanição do desenvolvimento do turismo e não se preocupa com a arrecadação de novos impostos. “;A lógica da crise, de você simplesmente cortar gastos não é uma lógica aplicada no setor privado, pelo contrário, você faz o investimento para buscar o aquecimento no setor, e Piracicaba é potencialmente tur ística e pode se desenvolver ainda mais, então não é momento de estarmos extinguindo uma secretaria do porte da secretaria de Turismo “;, comentou.

Como justificativa, o projeto apresenta que a unificação das Secretarias, com a extinção e criação de funções gratificadas e cargos em comissão e a diminuição de unidades que integram ambas as pastas é necessária por conta da situação cr ítica que se encontra as finanças do munic ípio. “;Alegar que tem uma economia de 500 mil por ano em um orçamento de 1 bilhão e 500 milhões não é um motivo extremamente relevante para que nós possamos estar aprovando nesta oportunidade um projeto desta envergadura. Podemos fazer contingenciamento na pol ítica de divulgação do munic ípio, na comunicação social do munic ípio, olha a comunicação é propaganda, podemos diminuir na propaganda, mas não podemos diminuir na propaganda mais eficaz, que é nossas atividades de turismo e de cultura “;, defendeu o sindicalista.

Além do SindBan, a classe art ística da cidade também está realizando ações contra o projeto de Lei. Os artistas formaram a Frente de Cultura e pedem, também, que o prefeito Barjas Negri (PSDB) não mantenha a secretária Rosângela Camolese à frente da Secretaria. “;Como é que nós já podemos unificar a secretaria de turismo e cultura, se ainda não se concluiu nesse munic ípio o Plano Municipal de Cultura, precisamos primeiro concluir o plano municipal de cultura. A secretaria de Ação Cultural, através das parcerias, ela está sobre judice em função de uma séria de dúvidas levantadas pelo judiciário, pelo ministério da cultura, sobre procedimentos adotados. Não vamos contaminar o turismo com as questões que ainda precisam ser resolvidas na cultura “;, comentou.

OUTRAS JUNçõES

Além da unificação da Secretaria de Turismo e Ação Cultural, o Executivo aprestou projetos que unificam, também, as Secretarias de Governo e de Desenvolvimento Econômico, ocupadas desde o in ício da gestão, pelo vice-prefeito José Antônio de Godoy e a chefia de gabinete e comunicação, gerenciadas por Miromar Rosa. Além dessas, existem quatro pastas que os secretários acumulam função. O secretário Pedro Mello responde pelas secretarias Municipais de Saúde e Esportes, Lazer e Atividades Motoras e o Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba) com a Secretaria Municipal de Obras são administradas pelo secretário Arthur Ribeiro.

Para Paiva, quando se fala de saúde e de esportes, você pode até alegar que o incremento das atividades esportivas otimiza a saúde. “;Nessa situação você tem uma lógica, que embora eu particularmente não concorde, mas ela tem uma lógica. Quando você fala de secretaria de governo e pol ítica de desenvolvimento econômico, você fala de uma pol ítica de governo, embora eu também não concorde, mas ela tem nexo. Agora, turismo com cultura, não tem essa mesma dinâmica de aplicabilidade de uma unificação que resulte em efeitos práticos e desenvolva cultura e desenvolva turismo “;, explicou.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content