Cerca de 150 pessoas participaram na noite de terça-feira, 28, da palestra “;O negro e o mercado de trabalho “;, ministrada pelo Dr. Ramatis Jacino. A palestra aconteceu no salão nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba e foi promovida pelo SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região), CUT -; Coletivo de Combate ao Racismo e vereador José Antonio Fernandes Paiva.
Militante sindical e do movimento negro desde 1978, na qual participou de diversas organizações de luta contra o racismo, Jacino é mestre e doutor em História Econômica pela USP e atua ainda como presidente do Inspir (Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial).
Sua palestra de pouco mais de uma hora de duração alavancou vários temas ligados ao negro, escravidão e discriminação. Contou um pouco sobre como os negros sofreram com o fim da escravidão por serem exclu ídos do mercado de trabalho, já que os grandes cafeeiros e l íderes da época possu íam uma visão racista de que o negro não tinha capacidade de desenvolver um trabalho que não fosse como escravo e acabaram imigrando trabalhadores de diversos pa íses.
Retratou também a diversidade do trabalho do negro, tanto livre quanto escravo, exercida entre o final do Século XIX e começo do Século XX. Diferente do mito de que só exerciam trabalho braçal, como em metalurgias e agricultura, também é poss ível ver registros de negros como comerciantes, religiosos, cirurgiões, professores, assim como parteiras -; atividade bastante comum exercidas por mulheres negras.
Vários questionamentos foram feitos ao final da palestra, sobre temas abordados durante a explanação do militante e outros temas do cotidiano, como a inclusão de pol íticas públicas nas escolas municipais para abordarem de uma forma mais ampla a situação do negro na sociedade, falando ainda sobre as cotas raciais e a lei de igualdade racial. Jacino salientou que “;é preciso, sim, implementar estas pol íticas, mas a população precisa mudar sua postura, elegendo governantes negros que vão lutar pelos direitos do seu povo, buscando a igualdade racial, acabando com a discriminação “;.
O vereador Paiva afirmou que a palestra foi um momento único para esclarecer como ocorreu, através dos tempos, uma ação deliberada que impossibilitou a ascensão do negro no mercado de trabalho. “;Leis que impuseram exclusões aos negros, como o impedimento ao estudo, a várias profissões, ao acesso a terra foram algumas destas ações explicadas pelo professor e que por si justificam as cotas por tanto tempo pelos negros. A lei de cotas é uma pol ítica de reparação, já que o estado brasileiro e o capitalismo devem muito aos negros “;, afirmou.
Paiva acrescentou que esta atividade com o Dr. Ramatis Jacino encerrou um mês de maio em que o mandato discutiu importantes temas, como a PEC das Domésticas, acidentes de trabalho e muitos outros temas relacionados aos trabalhadores e trabalhadoras de Piracicaba.
Texto: Michelle Bottin
Palestra com Dr. Ramatis Jacino é um sucesso
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook