Durante o Erban Piracicaba (Encontro Regional de Bancários), promovido pela FEEB SP/MS (Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul) e com o apoio do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região), no último dia 23 de maio, foram focadas na pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2013 questões de segurança bancária, saúde e condições de trabalho, remuneração, demissões imotivadas, assédio moral, jornada de trabalho, contratação de profissionais com deficiência, reajuste salarial entre outros quesitos.
Uma das preocupações dos dirigentes sindicais é a segurança bancária, mais especificamente a “;saidinha de banco “; (roubos a clientes ao sa írem dos bancos), que vem diminuindo em Piracicaba desde que foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Piracicaba a Lei dos Biombos, em 2009. De autoria do vereador e presidente do SINDBAN, José Antonio Fernandes Paiva (PT), a Lei Municipal nº 6643 consiste na obrigatoriedade das agências bancárias isolarem visualmente os caixas e os clientes que aguardam atendimento, ficando assim as pessoas impossibilitadas de verem as movimentações financeiras nos caixas.
Na reunião do Erban, da qual participaram representantes de bancários de 167 munic ípios que fazem parte das bases sindicais, o quesito segurança bancária foi muito debatido dentro dos grupos de trabalho. “;O grupo que fez o debate sobre segurança bancária solicitou que o nosso mandato interagisse como Poder Público para melhorar o sistema de iluminação pública nas imediações das agências bancárias, garantindo a segurança da população que utiliza os caixas eletrônicos no per íodo noturno “;, explicou Paiva. “;Por isso fizemos uma moção de apelo ao prefeito, que foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira, 27, por unanimidade pelos vereadores “;, enfatizou.
Paiva salientou que a atenção especial quanto à iluminação pública junto às agências bancárias e na vizinhança pode ser um diferencial para evitar assaltos na sa ída dos bancos e a invasão das agências -; muitas vezes até mesmo para explodir os caixas eletrônicos. “;Nas áreas da região central da cidade, como a Praça José Bonifácio, a iluminação pública mais intensa, somada à iluminação das fachadas das agências bancárias, é satisfatória. No entanto, nas agências mais distantes da região central, principalmente em ruas em que há apenas uma instituição bancária -; realidade dos bairros -; muitas vezes a iluminação deixa a desejar, sendo fator de est ímulo para as ações mal intencionadas “;, afirmou.
Paiva espera que o Poder Executivo tome as medidas necessárias para que este problema seja solucionado. “;Esperamos que o Governo Municipal tome as devidas providências para garantir a segurança dos cidadãos piracicabanos “;, finalizou.
Texto: Ronaldo Castilho -; MTB: 58.297
Paiva apela para melhoria na iluminação pública no entorno das agências bancárias
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook