A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS) realizou de forma virtual o Encontro Estadual dos bancários do Itaú, dentre do calendário de atividades da campanha salarial 2021.
Sempre bom lembrar que o acordo do ano passado vale para este ano, incluindo aumento real dos salários de 0,5%, além da reposição da inflação segundo o índice INPC.
Na pauta do encontro estadual foram debatidos a manutenção do emprego, agências digiatais, jornada de trabalho, criação de vagas para agentes de negócio, acesso dos sindicatos nas agências digitais e agências Itaú 2030.
Assédio – Na avaliação dos participantes do encontro, o assédio moral continua muito alto e é preciso intensificar a fiscalização e cobrança para que o banco haja no sentido de reverter esse quadro.
O Banco Itaú anunciou que vai implantar 176 novas agências do País no formato Itaú 2030, entretanto foram registradas 59 demissões nos últimos três meses na base da federação.
Além disso, o banco está cobrando o cumprimento do aviso prévio para os bancários que têm pedido a conta. Algo que não acontecia. Apesar de estar em conformidade com a lei, ter um funcionário descontente na agência não é bom para nenhum dos lados. Este é um assunto que será tratado pela COE.
Horas negativas – Essas horas terão de ser cumpridas até o dia 31/8 do ano que vem. Após essa, o assunto terá que passar por nova negociação.
Tickets – O assunto veio à tona com o anúncio do governo federal de querer acabar com os incentivos fiscais concedidos hoje ao PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) que garantem os vales alimentação e refeição para 22,3 milhões de trabalhadores e trabalhadoras. A permanência dos vales refeição e alimentação está garantida no acordo coletivo que vigora até agosto de 2022.