SINDBAN PARTICIPA DE ENCONTRO INTERESTADUAL DO BMB

Os diretores do SINDBAN Paulo Cherles Manarim e Robinson Sartore participaram na manhã desta segunda-feira, 26/7, do Encontro Interestadual dos Bancários do Banco Mercantil do Brasil (BMB).

Durante o encontro, a economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Vivian Machado, trouxe dados importantes para analisar a conjuntura do mercado financeiro e também do BMB.

Segundo ela, o lucro do BMB nos último 12 meses cresceu 10% e no primeiro trimestre deste ano, 4%. Ou seja, há uma tendência de ainda mais crescimento.

O BMB possui 3052 empregados, desses 56,36% são homens e 43,64% são mulheres, contrariando o retrato geral da categoria onde predominam as mulheres.

O banco também está com alta rotatividade de trabalhadores (as). Cerca de 57% dos bancários do BMB têm até três anos de banco; de três a cinco anos somam 13%, de cinco a dez anos representam 10% da força de trabalho e 20% têm mais de 10 de casa.

Campanha Salarial – Como o acordo coletivo do ano passado já garante a reposição da inflação do INPC, mais 0,5% de reajuste real e recentemente assembleia geral do BMB aprovou a PLR, o debate da campanha salarial não terá a pauta econômica. Mesmo assim, na avaliação do Diese é de que o reajuste da inflação do INPC será acima de 9%.

Encontro Nacional – Segundo Reginaldo Breda, secretário geral da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS), os debates do Encontro Nacional dos trabalhadores (as) do Banco Mercantil do Brasil serão pautados pelas metas abusivas que têm adoecido os bancários, a alta rotatividade dos trabalhadores e os cuidados com a saúde dos bancários que já tiveram Covid-19. Inclusive a Contraf, em parceria com a Unicamp está realizando uma pesquisa na categoria bancária sobre as sequelas deixadas pela Covid-19. A data do encontro nacional ainda não foi definida e também será realizada de forma remota.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content