A agência do Banco do Brasil da Vila Rezende está fechada. O vigilante da agência, Maxwell Barbosa dos Santos, morreu por conta da Covid-19, outro vigilante infectado está internado. Dois bancários da agência também estão com suspeita de estarem contaminados. Um cartaz improvisado afixado na porta do banco dizia que a agência estava fechada por motivo de luto.
Nesta segunda-feira, diretores do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (Sindban) estiveram na agência e solicitou vistoria de técnicos do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) para acompanhar a visita.
O Cerest determinou que a gerência do banco apresente um plano de manutenção do sistema de ar-condicionado, exigiu que todos os trabalhadores(as), entre eles 17 bancários, sejam testados e que fiquem afastados por até 10 dias enquanto os testes não forem negativados, como determina o protocolo de saúde da Covid-19. A agência só poderá ser aberta se cumprir com as exigências sanitárias
“;Procuramos uma conversa com o gerente para que o banco garanta as condições sanitárias suficientes para dar segurança aos bancários e clientes. Nesta fase emergencial da pandemia é preciso redobrar os cuidados. Na realidade, nós do sindicato defendemos uma ampla campanha aos clientes e à população informando que os bancos só estão atendendo casos essenciais de urgência, reduzindo ao máximo poss ível a aglomeração e a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras aos riscos de contaminação “;, comentou José Antonio Fernandes Paiva, presidente do Sindban.
Participaram desta ação o Presidente do Sindban José Antonio Fernandes Paiva, a Secretária Geral ângela Ulices Savian, o Secretário de Assuntos jur ídicos Marcelo Abrahão, além da assessoria do sindicato.