27/06/2017 – 10:55
Agência do Banco Mercantil do Brasil, na Praça José Bonifácio, não tem cofre, o que para o SindBan não justifica a falta do equipamento
Bancários e clientes usuários da agência do Barco Mercantil do Brasil – Praça José Bonifácio estão correndo riscos à sua segurança. Instalado como posto de serviços, a divisão entre a área dos caixas eletrônicos e de atendimento não recebeu a porta giratória, obrigatória por força da legislação municipal.
Esta semana, pela segunda vez, bancários sentiram-se ameaçados por um cliente que aparentava apresentar transtornos psicológicos, descontente com o não crédito dos valores de seu benef ício junto ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). A vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan), ângela Savian, esteve na agência e verificou que o posto tem todas as caracter ísticas de uma agência bancária e que para o público, o fato de não possuir cofre, como informa o banco, não garante o interesse dos marginais em efetuar ali ações contra a segurança dos bancários e clientes.
Responsável pelas ações da regional Centro do SindBan, ângela comentou que o fato de ser posto ou agência não difere quanto à necessidade de garantir a segurança bancária. “;O espaço f ísico é bastante grande para a permanência de apenas um vigilante. E todas as operações feitas aqui requerem sim atenção como em qualquer agência “;, disse.
Plano de Segurança -; Toda instituição financeira deve protocolar junto o Plano de Segurança Bancário na unidade da Pol ícia Federal da sua cidade ou circunscrição, juntamente com todos documentos exigidos por lei. O prazo para esta ação é de 60 dias após a abertura do ponto. O serviço de segurança privada pode ser prestado exclusivamente por empresa regularmente autorizada pela Pol ícia Federal.
Diante destas exigências, o Sindicato dos Bancários vai notificar a direção do BMB a fim de ter acesso ao Plano de Segurança protocolado junto a Pol ícia Federal. Além disso, vai solicitar a instalação imediata da porta giratória, visto que as operações no posto/agência são de alto giro principalmente em dias de pagamento.