O Sindicato dos Bancários irá promover, nas próximas semanas, encontros com os gestores dos principais bancos de Piracicaba e região. O objetivo é debater as reclamações da categoria em relação à exigência de metas exageradas, falta de pessoal nas agências e situações que se enquadram como formas de assédio aos trabalhadores.
A decisão foi tomada em plenária do Sistema Diretivo do Sindicato, realizada na última quarta-feira, 20 de setembro, quando os diretores da entidade apresentaram um quadro com as principais dificuldades que são enfrentadas no dia a dia de trabalho. As informações foram produzidas a partir de uma dinâmica denominada “O que estão falando na base?”.
“O quadro reforça nossa percepção de existe muita pressão sobre os bancários e bancárias, dificuldade na gestão de pessoas e ameaças constantes como forma de buscar mais resultados”, afirma José Antonio Fernandes Paiva, presidente do Sindicato dos Bancários, o SindBan Piracicaba.
Paiva observa que essa realidade vem provocando o adoecimento de muitos trabalhadores e acaba tendo um efeito inverso, pois gera um ambiente constante de tensão. “Nós temos inclusive investido em um Núcleo de Saúde e Qualidade de Vida, que oferece aos nossos associados atendimento nas áreas de psicologia, osteopatia, quiropraxia e nutrição. É uma forma de oferecer um suporte aos profissionais”, explica.
Durante a reunião, a partir do levantamento dos diretores, foram apontadas questões referentes a praticamente todos os bancos da base do Sindicato, tanto públicos como privados, incluindo: Banco do Brasil, Bradesco, CEF, Itaú, Banco Mercantil do Brasil, Santander e Safra.
CEF e Unimep
A plenária de diretoria também debateu outros temas que afetam direta ou indiretamente os bancários e suas famílias, como o risco de mudança na diretora da Caixa Econômica Federal e a mobilização existente na cidade para que ocorra a federalização do Campus Taquaral da Unimep, com a implantação de uma universidade federal no local.
Os dirigentes aprovaram uma moção de apoio à atual presidente da CEF. O objetivo é fazer frente ao debate que acontece no Congresso com vistas a transferir a gestão do banco para a responsabilidade de pessoas indicadas por parlamentares do Centrão.
Em relação ao campus da Unimep, a plenária aprovou o apoio a uma iniciativa de coleta de assinaturas em abaixo assinado, organizado pela deputada estadual Professora Bebel, que pede a instalação de uma universidade federal no local.
“Essa é uma questão fundamental para Piracicaba, a luta para termos na cidade mais uma instituição de ensino pública, gratuita e de qualidade”, destaca o presidente do SindBan José Antonio Fernandes Paiva.