Bancários se engajam em abaixo assinado por universidade federal em Piracicaba

O SindBan – Sindicato dos Bancários de Piracicaba está engajado na coleta de assinaturas em abaixo assinado para a instalação de uma universidade federal em Piracicaba, no espaço do Campus Taquaral da Unimep, que foi desativado pela instituição no início deste ano. A coleta de assinaturas vem ocorrendo sob a coordenação da deputada estadual Professora Bebel, que pretende encaminhar o material ao presidente Lula e ministérios envolvidos com o tema.

“Essa luta é fundamental para Piracicaba, pois nossa cidade precisa de uma universidade federal, uma instituição pública, gratuita e de qualidade. E este é o momento correto para buscarmos essa conquista, considerando os compromissos do Governo Lula com a Educação”, afirma José Antonio Fernandes Paiva, presidente do Sindicato dos Bancários.

A decisão de apoio ao abaixo assinado, e envolvimento direto de todos os diretores na coleta das assinaturas, foi tomada na última reunião do Sistema Diretivo da entidade, no dia 20 de setembro, quando se iniciou o trabalho junto aos bancários e seus familiares.

As assinaturas deverão ser encaminhadas à deputada professora Bebel na próxima sexta-feira, 29 de setembro, quando acontecerá Audiência Pública da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) sobre o tema, em Piracicaba.

Paiva salienta que o Sindicato dos bancários tem uma capacidade de mobilização muito forte, tanto em Piracicaba como em toda a região. “Nós somos um sindicato regional, com atuação em 22 cidades, a maioria delas com a presença de diretores nas agências”, explica Paiva. “E uma universidade federal em Piracicaba irá beneficiar todas as cidades do nosso entorno e também o interior do Estado”, completa.

O SindBan representa cerca de 2.000 bancários, que trabalham e residem em 22 cidades da nossa região: Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Santa Maria da Serra, São Pedro, Saltinho, Rio das Pedras, Rafard, Capivari, Pereira, Jumirim, Mombuca, Laranjal Paulista, Tietê, Cerquilho, Bofete, Anhembi, Pardinho, Porangaba, Santa Bárbara D’Oeste, Maristela e Conchas.

O dirigente também destaca que a conquista irá beneficiar de modo especial os filhos dos trabalhadores, que não dispõem de recursos para manter os filhos longe de casa, mas sonham com a possibilidade de uma formação universitária. Ele lembra também que o atual Governo Federal tem entre os seus objetivos a ampliação e democratização do acesso à educação em todos os níveis, o que fortalece o pleito local.

“Nós temos uma deputada atuante e empenhada, já tivemos um prefeito do PT em Piracicaba, que depois trabalhou junto ao presidente Lula, somos uma Região Metropolitana, enfim, temos representatividade e força política para buscar essa universidade”, conclui.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content