Plenária avalia ações prioritárias e presta homenagem às mulheres

A plenária do mês de julho do Sistema Diretivo do SindBan Piracicaba, realizada no dia 26, avaliou o cenário político e econômico atual do país e aprovou uma série de lutas prioritárias para esse momento.

Entre as ações destacadas estão o combate à taxa de juros imposta pelo atual presidente do Banco Central, Campos Neto, e o combate às cobranças indevidas de metas aos bancários, de forma abusiva e contrariando a Convenção Coletiva de Trabalho.

No âmbito político e do trabalho sindical, os diretores definiram a necessidade de intensificar as lutas pela internalização dos trabalhadores que atuam no ramo financeiro na representação dos Sindicatos de Bancários e fortalecer o processo de reestruturação do Economus com participação financeira do Banco do Brasil.

A plenária também aprovou uma moção de apelo ao Governo Federal para que as contribuições feitas pelos trabalhadores às suas entidades sindicais sejam dedutíveis do Imposto de Renda sobre o trabalho assalariado.

Outro ponto abordado foi a necessidade de intensificar, no mês de agosto, a divulgação e valorização da Convenção Coletiva de Trabalho, assinada no ano passado e com vigência de dois anos. O Sindicato irá inclusive providenciar material impresso sobre a convenção, para distribuição nas agências.

Os participantes também apresentaram relatos de ações desenvolvidas ao longo do mês de julho, como o Torneio de Futebol Social, que contou com seis equipes e reuniu mais de cem pessoas, e o Boliche dos Bancários em Cerquilho, organizado pela Regional de Tietê, que contou com a presença de bancários, familiares e amigos das cidades de Piracicaba, Cerquilho, Santa Bárbara D’oeste, São Pedro e Tietê.

O presidente do Sindicato, José Antonio Fernandes Paiva, também destacou os encontros mantidos em julho com novos gestores reginais do Bradesco e Santander, informando ainda a agenda para receber no Sindicato, no dia 28, a nova superintendente Regional da Caixa Econômica Federal.

“Temos insistido na necessidade de muita atenção aos métodos de gestão de pessoas, assim como nos colocado à disposição para dialogar sobre todos os assuntos que disserem respeito aos interesses e direitos dos bancários e bancárias em Piracicaba e região”, lembrou.

Homenagem às mulheres

Durante a plenária, em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha – 25 de julho – a diretoria do Sindicato realizou homenagem a mulheres que estão envolvidas no dia a dia e nas lutas do SindBan Piracicaba.  A data é fundamental como marco da luta por igualdade e contra todas as formas de violência e exploração da mulher.

Também foram homenageadas, por sua atuação específica, a assessora do Sindicato Cláudia Renata Novolette, pela liderança do Consea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Piracicaba), e a diretora Letícia Peres Faria Françoso, pelo trabalho destacado, em nível nacional, em defesa da pessoa com deficiência.

Realizado já no futuro auditório do Sindicato (em etapa final de obras), o encontro foi extremamente representativo, com a presença de diretores das cidades de Piracicaba, Capivari, Cerquilho, Laranjal Paulista, Santa Bárbara D’Oeste, São Pedro e Tietê, e de trabalhadores do Banco do Brasil, Banco Mercantil do Brasil, Banco Pan, Banco Votorantim, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander.

O presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, ressaltou a organização e o trabalho consistente da atual diretoria, destacando que é fundamental manter a atenção sobre os direitos dos trabalhadores já conquistados e buscar sempre avanços.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content