SINDBAN no Dia da Luta da Pessoa com Deficiência

O SINDBAN participou na manhã desta quarta-feira, 21/09, da passeata e ato em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Além do apoio logístico com carro de som, diretores e funcionários tiveram participação ativa no evento.

Também participaram entidades que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e prestam serviços de assistência a esse público, além de representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e da Prefeitura.

A diretoria Letícia Françoso, que é presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência de São Paulo, falou diversas vezes sobre a importância da inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência em todos os ambientes. “A nossa sociedade deve estar preparada para que todas as pessoas possam estar em todos os lugares que desejam, que as barreiras não podem e não devem existir”, comentou.

Participaram ainda da atividade pelo SINDBAN, os diretores César Nascimento, Marcelo Abrahão e Maurício Nobre.

Bancários – A pauta da inclusão fez parte das negociações da campanha nacional dos bancários deste ano. Foi apresentada uma série de reivindicações em defesa dos direitos das PcD, na mesa de Igualdade de Oportunidades.

Nas negociações, os representantes dos bancos se mostraram receptivos e garantiram que a pauta será debatida em mesa temática, com a Comissão de Gênero, Raça e Orientação Sexual (CGROS) da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramos Financeiro (Contraf-CUT).

A categoria quer a plena inclusão e integração dos trabalhadores e trabalhadoras com deficiência, combate à sua discriminação e a garantia de seu trabalho em condições dignas e com respeito a suas limitações ou recomendações médicas.

O SINDAN mantém o programa “Bancário Eficiente” que atua junto aos bancos para que criem ambientes mais acessíveis tanto para os bancários e bancárias, quanto para clientes.

O Dia – A data foi estabelecida em 2005, pela Lei nº 11.133, como instrumento para estimular a conscientização a respeito dos direitos e da obrigação social pela inclusão de pessoas com deficiência física, visual, auditiva, mental ou múltipla.

A deficiência é definida como limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades, que leva a pessoa a ter necessidade de atenção, que inclui ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.

O termo – O uso da expressão “pessoa com deficiência” foi adotado pela Convenção dos Direitos Humanos da ONU em 2006. Essa convenção diz que a deficiência é resultante da combinação de dois fatores. Os impedimentos clínicos que estão que estão nas pessoas (físicos, intelectuais, sensoriais etc.) e as barreiras que estão ao seu redor: na arquitetura, nos meios de transporte, na comunicação em acima de tudo na nossa atitude.

Deficiência é uma condição social que pode ser minimizada, conforme formos capazes de eliminar tais barreiras.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content