Lutar pelos direitos dos bancários e pelo Brasil que a gente quer

A 24ª Conferência Nacional dos Bancári@s *, que contou com a participação de 936 delegad@s foi realizada neste fim de semana. Antes disso, aconteceram os Congressos do Banco do Brasil, Caixa e os encontros nacionais do Bradesco, Itaú e Santander. Todos tiveram participação do SINDBAN.  A Conferência Nacional aprovou a seguinte pauta de reivindicações:

– Reposição salarial e nas demais verbas equivalentes à Inflação do período entre 31 de agosto de 2021 e 1º de setembro de 2022 (INPC), mais 5% de aumento real;

– Aumento maior para o VR e VA;

– Garantia dos empregos;

– Manutenção da regra da PLR, atualizada pelo índice de reajuste;

– Jornada contratual de 4 dias de trabalho, entre segunda e sexta-feira;

– Fim das metas abusivas;

– Combate ao assédio moral;

– Proteção aos trabalhadores adoecidos;

– Acompanhamento e tratamento de bancários com sequelas da Covid-19;

– Renovação de mais de uma dezena de cláusula de nossa Convenção Coletiva de Trabalho, que este ano completa 30 anos, uma vez que não temos mais a ultratividade.

Participação – As reivindicações vieram a partir de debates nas bases em todo o país como o que fizemos em Piracicaba no Encontro Regional no dia 16 de maio e na Conferência Interestadual nos dias 26 e 27 de maio.

Embasados ainda na Consulta Nacional à categoria, que contou com mais de 35 mil participações, o resultado das discussões mostrou a necessidade da luta para a construção de um Brasil sem fome, com emprego digno e salário justo, mais investimentos em saúde, equidade, educação, soberania, democracia e que valorize suas empresas estatais e bancos públicos.

Eleições 2022 – Dados da Consulta Nacional aos Bancários apontam que 96,5% da categoria diz que será muito importante eleger, nas eleições deste ano, candidatos à Presidência e ao Congresso Nacional, comprometidos com as pautas dos trabalhadores.

Importante lembrar que a negociação salarial d@s bancari@s é uma referência para as demais. E a única categoria que tem acordo nacional, envolvendo as grandes empresas públicas e privadas do sistema financeiro que atuam no Brasil.

Convite – Por isso o SINDBAN convida a tod@s a participarem de nossa Assembleia Geral online nesta terça-feira dia 14/06, das 08h às 20h. Sua participação neste momento imprescindível.

Para votar basta acessar o site do Sindicato onde estarão a minuta a ser entregue à Fenaban e o link de votação:  www.bancariosdepiracicaba.com.br

#VamosJuntosPeloBrasil

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content