Encontro Regional dos Empregados da Caixa

Representantes dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal se reuniram sábado (21), de forma on-line no encontro Regional dos Empregados da Caixa.  A atividade registrou a participação de representantes de diversas bases sindicais.

O objetivo do encontro foi a preparação para o 38° Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), que deverá ocorrer nos próximos dias 9 e 10 de junho.

Logo após a abertura os participantes acompanharam a apresentação realizada pelo diretor de benefícios recentemente eleito para a Fundação dos Economiários Federais, Jair Ferreira, sobre os “Desafios para a nova Gestão da FUNCEF”.

Entre os desafios apresentados estão suprir o vácuo de representação na Funcef deixado por administrações anteriores, debater a legislação, promover tarefas de enfrentamento aos projetos do poder, bem como a incorporação do Plano Reb (plano dos empregados da CAIXA de 1998 até 2006) ao novo plano, a quebra de paridade entre patrocinadora e participantes do REG/REPLAN (Plano de benefícios patrocinado pela Caixa), estabelecer plano de comunicação com a participação ativa dos associados, entre outros.

Após a explanação os participantes tiveram um momento para questionamentos, comentários e sugestões.

“Temos o desafio de recolocar o país no caminho do desenvolvimento. A articulação com a Funcef é fundamental para se alcançar o objetivo mais amplo do desenvolvimento do Brasil”, pontuou Gabriel Musso, do sindicato dos Bancários de Campinas.

Comunicação e transparência também estiveram entre as principais considerações. “Um dos desafios da nova gestão da Funcef é estabelecer um canal de comunicação e a transparência. A divulgação deve ser feita continuamente para contemplar os anseios e questionamentos dos participantes”, considerou Sérgio Cabeça, do Sindicato dos Bancários de Santos.

Eixos – Na sequência foi feita uma análise das propostas a serem encaminhadas para o Conecef 2022. Os eixos apresentados que deverão ser encaminhados ao Congresso são: Vida e Política; Democracia; Empresas Públicas, Bancos Públicos e Defesa da Caixa 100% Pública.

A defesa dos empregados da Caixa à eleição do presidente Lula foi debatida. O tema entrou em votação durante o encontro entre os participantes que optaram entre as propostas: “O apoio a candidatos que se comprometerem com as resoluções do Conclat e com o Fora Bolsonaro” e “Apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, no primeiro turno”. A segunda proposta foi a vencedora com mais de 98% dos votos.

Após a elaboração das propostas foi apresentada uma prévia do relatório anual do Saúde Caixa, seguido pela escolha dos delegados e delegadas que representarão a instituição no 38° CONECEF.

“A tônica do encontro apontou a necessidade de mudarmos o rumo da gestão na Caixa. A busca de melhores condições de trabalho e avaliação de pessoas com justiça e transparência deverão priorizadas em nossa negociação”, destacou Carlos Augusto Pipoca, representante da Feeb SP/MS.

Encontros Regionais – Os Encontros regionais têm a finalidade de fornecer subsídios para a Campanha Nacional dos Bancários de 2022, sendo um período essencial para as negociações da CCT – Convenção Coletiva de Trabalho e dos ACT’s – Aditivos à convenção Coletiva de trabalho.

O evento contou também com a participação do secretário Geral da Feeb, Reginaldo Breda. “Sabemos dos desafios que iremos encontrar, mas os encontros regionais têm a capacidade de fortalecer as pautas e unir as defesas em prol do trabalhador. Foi um importante momento para debater e aprovar nossas reivindicações que irão para o CONCEF e uma vez aprovadas, seguem para a mesa de negociação”, disse o secretário.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content