Diretores do Sindban, representantes das agências e das entidades que receberam as doações

Campanha do SINDBAN arrecada 17 mil absorventes

Organizada pelo Sindicato dos Bancários de Piracicaba (SINDBAN), a Campanha Contra a Pobreza Menstrual mobilizou bancárias e bancários em uma ação solidária para trazer dignidade menstrual principalmente a adolescentes e mulheres jovens.

A campanha que teve início em março, Mês da Mullher, arrecadou 17.370 absorventes em 68 agências bancárias. Segundo Angela Savian, vice-presidente do SINDBAN e coordenadora da campanha “foi uma competição sadia que teve um engajamento fantástico de toda a base do sindicato”, avaliou

As doações foram entregues nesta quinta-feira a quatro entidades: Crami, Educando pelo Esporte, Centro de Ressocialização e Fundo Social de Solidariedade.

No evento de entrega, o Crami foi representado pela coordenadora Administrativa, Paula Cordeiro, o CRAM foi representado pela Coordenadora Fabiana Menegon de Campos, o Educando Pelo Esporte foi representado pela Coordenadora do Case, Abigail Meira, o Centro de Ressocialização foi representado pela agente penitenciária, Renata de Freitas e o Fundo Social de Solidariedade foi representado por sua presidenta Andrea Cristina Alves Mattedi de Almeida que estava acompanhada pela Secretária Euclídia Fioravante.

Doações – O Fundo Social de Solidariedade recebeu 9102 absorventes, o CRAM, 6.028, o Centro de Ressocialização, 1128 e o Educando Pelo Esporte, 1112.

Reconhecimento – Como forma de reconhecer o envolvimento de bancárias e bancários, o SINDBAN presentou com troféus as três agências que mais arrecadaram absorventes. Em terceiro lugar ficou a agência do Itaú de São Pedro – 1104 unidades, em segundo a agência da Caixa da Cidade Alta – 1280 unidades e a grande vencedora da campanha solidária foi a agência Itaú Plataforma – 1600 unidades.

O gerente Guilherme Nassin Medina recebeu o troféu de terceiro lugar representando a agência Itaú de São Pedro. Marcos Bascheira, funcionário da Caixa e diretor do Sindban recebeu o troféu de segundo lugar pela agência Cidade Alta e Carlos Renato Silva, também diretor do SINDBAN, recebeu o troféu de primeiro lugar na arrecadação de absorventes pela Agência Itaú Plataforma.

José Antonio Fernandes Paiva, presidente do SINDBAN, fez questão de realçar o ato de solidariedade das bancárias e bancários para as pessoas em situação de necessidade social que muitas vezes sequer têm absorventes e usam meios pouco recomendados para sua higiene pessoal. “A entrega das doações para o Fundo Social torna mais eficaz o uso das doações, pois o poder público tem as demandas cadastradas”, comentou.

Pobreza menstrual – Dados da ONU apontam que uma em cada dez jovens falta às aulas durante o período menstrual em todo o mundo. No Brasil, esse número é ainda maior: uma entre quatro estudantes já deixou de ir à escola por não ter absorventes. Ao enfrentar essa realidade, essas estudantes perdem, em média, até 45 dias de aula por ano.

Sobre as entidades – O Centro de Referência e Atenção aos Maus Tratos na Infância (CRAMI) coordena o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) que atende semanalmente 188 mulheres.

Também coordena a o serviço Atenção Psicológica a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual (APCAVVS) que atende 60 adolescentes semanalmente; a Equipe de Proteção Centro, que atua diretamente com 400 adolescentes por semana, a Equipe de Proteção Zona Norte que também atende 400 adolescentes todas as semanas e o Programa Convivência que atua com 10 mães adolescentes.

Educando Pelo Esporte – Atende diariamente crianças e adolescentes entre 07 e 17 anos. Entre elas, aproximadamente 30 meninas.

Centro de Ressocialização -Atualmente atende cerca de 80 mulheres presas primárias e de baixa periculosidade, tanto em regime semiaberto quanto fechado.

Fundo Social de Solidariedade

Atua na busca de recursos para programas e ações voltados à inclusão e promoção social, além de oferecer para a população mais vulnerável. Ele atua em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba (Smads)  que conta com os Departamentos de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, além do Núcleo de Apoio Administrativo e da Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação. Os departamentos são responsáveis pelo gerenciamento dos serviços de execução direta, bem como os de execução indireta. Já o IMA é responsável pelo monitoramento das parcerias estabelecidas com as organizações da sociedade civil com recursos dos Fundos Municipais de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de ter no seu organograma, a avaliação e o monitoramento dos programas de transferência de renda.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content