Proteção da mulher será parte da Política Nacional de Segurança Pública

O Senado Federal aprovou ontem (23/3), o projeto de lei que inclui estratégias específicas de proteção às mulheres na Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS). O texto agora segue para a sanção do presidente Jair Bolsonaro, o que deve acontecer em 15 dias.

A partir da sanção, o Plano Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher vai compor a Política Nacional de Segurança.

Isto quer dizer que as medidas de combate à violência contra a mulher serão ações de Estado, e serão asseguradas independente da vontade política de governos.

É um avanço muito grande e os movimentos sindicais estão felizes com isso porque a sociedade não pode mais ficar calada e estagnada. O Estado precisa investir em prevenção.

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, só em 2021, 1.319 mulheres morreram no Brasil vítimas de feminicídios, uma média de uma mulher morta a cada 7h. O estudo aponta ainda que outras 56.089 foram vítimas de estupro.

São dados alarmantes, que mostram que a gente ainda precisa avançar muito em políticas públicas voltadas à prevenção, educação e acima de tudo em ações efetivas de acolhimento da mulher em situação de vulnerabilidade. Há centenas de milhões de mulheres que sofrem violência caladas e elas precisam sentir acolhimento do Estado para fazer a denúncia.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content