Sócios do Sindban vencem causa de 24 anos

Antigo Banco Meridional não recuperou perdas de salários que eram congelados à época. Persistência do SindBan e confiança dos sócios garantiu a vitória.

Quatorze associados do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região no ano de 1989 receberão hoje os recursos ganhos em uma causa jur ídica impetrada em defesa dos trabalhadores em 1993. No total, são R$ 340 mil recuperados pelo Departamento Jur ídico do SindBan Piracicaba que, adotando a melhor estratégia de condução da ação, alcançou o benef ício aos associados ao atrelar a causa à Data Base da categoria, garantida em Acordo Coletivo, graças a luta ininterrupta da entidade.
A vitória do Sindicato é significativa, pois representa sua a forma de atuação em defender um direito do bancário, mesmo que as forças das instituições financeiras pareçam maiores do que a dos trabalhadores. “;Sabemos que o interesse do trabalhador vai de encontro aos interesses dos banqueiros, mas também sabemos que com a confiança do bancário nossos avanços são constantes “;, avalia José Antonio Fernandes Paiva, presidente do SindBan Piracicaba.
A ação de 1993 refere-se às perdas que os bancários tiveram em 1989, quando o então presidente da República, José Sarney, instituiu o Plano Verão. Houve o congelamento imediato de preços e salários com a extinção da URP (Unidade de Referência de Preços). Criada em 1987 pelo Plano Bresser, a unidade balizava, a cada três meses, os reajustes dos salários congelados. A URP recuperava as perdas a partir dosíndices de inflação do trimestre. O Banco Meridional, que após aquisições e fusões pertence hoje ao Grupo Santander, não concedeu aos trabalhadores o reajuste requerido à época pela luta sindical.
Sindicatos de todo o pa ís atuaram juridicamente em favor de suas categorias e muitos não tiveram êxito até o momento. “;Nosso ganho é um reflexo de uma estratégia bem definida e defendida pelo sindicato, uma obrigação dos dirigentes perfeitamente cumprida em todo este longo per íodo de espera “;, avaliou Paiva.

Conheça a história de como o Meridional tornou-se Santander.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_Meridional

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content