Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região – SindBan

Toda história de luta do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan) começa em 22 de outubro de 1959, quando um grupo de bancário, liderado pelo bancário do Bradesco, Gelson Aparecido Diniz, decide fundar a Associação dos Bancários de Piracicaba, com a finalidade de dar respaldo à categoria.

Em 1961, a Associação é transformada em Sindicato, tendo como primeiro presidente Mário José de Lima Dantas (Banco do Brasil), que permaneceu no cargo até 1964, quando a entidade sofreu intervenção do regime militar.

Em 1965, o sindicato é assumido por Diocleciano Villar, funcionário do Banco do Brasil, que comanda a entidade até 1967, assumindo seu lugar Francisco Antonio Nascimento Toledo, que exerceu o cargo até 1976. Neste ano, Villar volta como presidente, ficando até 1986.

Foi em 1986, que o jovem bancário do então Banco Nacional, José Antonio Fernandes Paiva, com apenas 27 anos, é lançado presidente do sindicato.

Paiva, que já era diretor da entidade na gestão anterior, onde adquiriu experiência por sua forte atuação e respaldo da diretoria, ajudou a construir o movimento “Ano do Despertar Coletivo”, em 1983, e foi peça decisiva na greve de nove dias dos bancários de Piracicaba, em 1985, que parou a cidade e mostrou a força da categoria.

O jovem trouxe para a entidade toda sua garra e dinamismo, impondo novo ritmo, que ao longo desses anos passou a ter atuação ainda mais forte na sociedade e no movimento sindical brasileiro, defendendo os interesses dos bancários e dos trabalhadores como um todo, participando e liderando a categoria em inúmeras outras greves, manifestações e movimento, como pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1992.

Nesses anos, o SindBan se caracterizou como entidade de luta e defesa dos bancários e na construção de uma sociedade mais justa, se envolvendo em diversas atividades culturais, esportivas, educacionais, assim como nas áreas de saúde, transporte, segurança e, principalmente, na organização dos trabalhadores e nas lutas por seus direitos.

Forte atuação no movimento sindical

Na defesa dos interesses dos bancários, o Sindicato de Piracicaba tem estado presente em todos os acontecimentos envolvendo a categoria e, inclusive, participando ativamente da Executiva Nacional dos Bancários, na Mesa de Negociação com a Fenaban, assim como na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (Contec), na Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, na Comissão dos Funcionários do Banespa, no Combase, na Apcef, no Comando dos Funcionários do Banco Nossa Caixa, entre outros órgãos representativos da categoria.

O SindBan é referência de luta, transparência, democracia e seriedade, não só para os bancários, mas para a sociedade de Piracicaba e região.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content