SINDBAN Piracicaba e Região realiza ato em defesa da Caixa 100% pública

O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região realizou ato em defesa da Caixa Econômica Federal 100% em todas as cidades da base. A equipe econômica do governo federal sinalizou positivamente a abertura de 25% do capital do banco.

Em Piracicaba, os diretores do sindicato foram à agência central da cidade para entregar a carta aberta e falar com os bancários e a população sobre a importância da Caixa, instituição financeira com enorme inserção no campo social, que emprega mais de 100 mil bancários. Ao longo de seus 154 anos de existência, o banco representa hoje 13% do PIB brasileiro do valor do Brasil.

O diretor Ubiratan Campos do Amaral pontuou o investimento da Caixa nas áreas sociais do pa ís, com os programas Bolsa Fam ília e Minha Casa Minha Vida.

O presidente do SINDBAN, José Antonio Fernandes Paiva, explicou sobre a tentativa de se privatizar a Caixa e a consequência que essa ação pode acarretar a população em curto espaço de tempo.

Segundo Paiva, isso significa uma ameaça à habitação popular ao custo mais baixo do mercado, ao financiamento do Minha Casa Minha Vida, que só em Piracicaba serão 6 mil moradias contratadas para os trabalhadores com renda de até três salários m ínimos. “;A Caixa ainda paga o seguro desemprego, administra o fundo de garantia por tempo de serviço. Esses benef ícios, que os outros bancos não queriam pagar, agora, há um risco de perder 25% da Caixa para o capital privado, podendo perder assim essa conquista. Os trabalhadores e a maioria da população serão prejudicados. “;

Paiva ainda falou sobre as medidas provisórias, que alteram as regras da concessão de benef ícios previdenciários e trabalhistas, entre eles, o seguro-desemprego, mostrando-se contrário a elas.

Nas cidades de Santa Bárbara do Oeste, Tietê, Laranjal Paulista, Cerquilho e demais cidades da base, o sindicato entregou a carta aberta para os funcionários das agências e para os clientes e explicou que a Caixa é do povo e assim deve permanecer.
Texto e foto: Mariana Valadares – MTB: 43155/SP

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content