SindBan participa do Coletivo de Combate ao Racismo da CUT Campinas lança calendário 2019

No último dia 31 de outubro, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba participou do evento do Coletivo de Combate ao Racismo da subsede Campinas da CUT São Paulo, que realizou o lançamento o calendário temático, edição 2019. O material, que já virou tradição entre as entidades da região, tem se constitu ído uma ferramenta importante de informação e também de formação sobre a questão racial no mundo do trabalho.

Para 2019, o calendário traz informações sobre o que as entidades sindicais, filiadas à CUT, estão desenvolvendo para impulsionar o debate da questão racial nos diferentes espaços, sobretudo nos locais de trabalho. Ao longo de doze páginas, a cada mês, uma entidade mostra quais as atividades estão sendo empreendidas para superar o racismo e toda e qualquer forma de discriminação.

De acordo com a dirigente do SindBan, Leticia Françoso, uma das representantes da entidade no evento, o ato foi marcante e impactante, pela construção não só do calendário, mas da união coletiva. “;Algo que absorvi e que me impactou foi a percepção de que o negro não precisa de deem voz a eles, pois eles sabem falar, eles são protagonistas da própria história. Ninguém melhor para contar do que quem viveu e vive a luta e a resistência do que o próprio negro “;, comenta.

O ato de lançamento, que abriu as atividades do Mês da Consciência Negra do Coletivo, contou com a presença da secretária de Combate ao Racismo da CUT-SP, Rosana Aparecida da Silva. Em sua fala, a dirigente destacou que a CUT é a única central sindical que dispõe de uma secretaria estadual de combate ao racismo em funcionamento, que desenvolve e que está em permanente atividade, que debate a questão racial no ambiente de trabalho, forma dirigentes sindicais e militantes para enfrentar esta questão, qualificando a intervenção e a participação nos debates.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content