Sindban participa de Conferência interestadual

Foi realizada de forma virtual, nesta quinta-feira, 2/7, a Conferência Interestadual da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Na sua primeira etapa, a videoconferência contou com a palestra sobre Conjuntura ministrada pelo sociólogo Clemente Ganz Lucio que, dentre outros aspectos, salientou que o Brasil “;é o pa ís de pior resposta à essa pandemia no mundo, prevendo 120 mil mortes até agosto. Para ele, os reflexos sociais e econômicos dessa situação serão enormes para o Pa ís, exigindo da sociedade novas formas de organização. “;Vamos sair dessa pandemia com uma mudança radical no cenário do trabalho. Como regulamentar o teletrabalho? “;, comentou.

Na segunda parte do encontro, os bancários viram a apresentação de Vivian Machado, técnica do Dieese. Segundo ela, a perspectiva do FMI para este ano é de que o Brasil tenha um tombo no PIB de 9,5%.

A taxa de jutos Selic baixou, mas isso não refletiu nas taxas de juros cobrados pelos bancos. E a perspectiva da inflação para agosto seria de 2,38% e os lucros dos bancos somam 30% a mais do que o ano passado, graças principalmente ao crédito tributário,

Também cresceram as carteiras de crédito em todos os bancos e as taxas de inadimplência seguem em baixa. As despesas com pessoal na Caixa recuou 5%, a relação entre tarifas e serviços.

Com os dados conjunturais, os representantes dos bancários debateram temas de bastante relevância para a categoria como a ultratividade dos Acordos e CCTs, a defesa do emprego, o aumento real e PLR, o Teletrabalho, a bancarização x fechamentos de agências, a defesa dos bancos públicos, as condições de saúde e de trabalho, dentre outros.

O detalhamento desses assuntos será publicado em breve.

Sindban -; Por motivos técnicos, a videoconferência limitava o número de participantes. Assim, o Sindban decidiu transmiti-la em um telão na sala de reuniões do sindicato, respeitando as normas de distanciamento e uso de máscaras. “;Foi a forma que encontramos de possibilitar que mais diretores do sindicato pudessem participar da conferência. Assim ampliamos as possibilidades de debates dos temas abordados no encontro “;, comentou Angela Savian, presidenta do Sindicato.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content