SINDBAN participa de ato nacional contra o Mercantil do Brasil

A quarta-feira, 19, foi um dia marcado em todo pa ís como de luta contra a intransigência do banco Mercantil do Brasil. Em Piracicaba e Santa Bárbara D’Oeste, o SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) parou as atividades nas agências do banco até o meio dia para reivindicar o pagamento do abono pela participação dos resultados aos funcionários, como forma de reconhecimento pela dedicação diária ao banco e seus clientes.
Os sindicatos bancários e os funcionários do Mercantil do Brasil lutam, desde o encerramento da Campanha Salarial – em outubro -, pelo pagamento de uma verba a t ítulo de Participação nos Resultados. A reivindicação tem como objetivo valorizar o quadro de funcionários que, em decorrência do preju ízo apresentado pelo Mercantil do Brasil no primeiro semestre deste ano, da ordem de R$ 93 milhões, não têm direito ao pagamento da Participação nos Lucros e Resultados, como previsto na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Os sindicatos se organizaram e decidiram ir às ruas hoje, entregando uma carta aberta à população explicando o motivo da paralisação e solicitando que o banco reveja a posição, pagando o abono. “;Estivemos reunidos duas vezes com o banco pedindo que o abono seja pago, sem sucesso. Por isso, hoje estamos paralisando o Brasil inteiro, para que os bancários sejam valorizados, pois o banco tem condições de dividir seus resultados “;, afirmou o presidente do SINDBAN, José Antonio Fernandes Paiva.
A proposta dos sindicatos tem como base o valor pago aos funcionários do HSBC, recentemente, a t ítulo de Participação nos Resultados, uma vez que o banco inglês também registrou preju ízo no primeiro semestre. Após negociação com os sindicatos, o HSBC concordou em pagar R$ 3 mil, em duas parcelas, a todos os bancários.
Ao contrário do HSBC, o Banco Mercantil do Brasil negou o pagamento da Participação nos Resultados, porém, informou aos sindicatos que neste mês de novembro irá pagar o chamado ‘programa próprio’ à área de negócios, ou seja, apenas aos gerentes. “;Queremos que este ‘programa próprio’ seja pago a todos os funcionários, como fez o HSBC, mesmo sem ter registrado lucro. O resultado obtido pelo Banco vem do empenho da equipe, não só dos gerentes, por isso todos merecem o abono “;, acrescentou Paiva.
O presidente do SINDBAN salientou, durante o ato, que a diretoria administrativa do Sindicato estará reunida na próxima terça-feira, 25, para avaliar como foram os manifestos por todo o Brasil e decidir qual será o próximo passo. “;Se após os todos os atos o banco não apresentar nenhuma proposta, vamos nos reunir para traçar uma estratégia de apoio aos bancários do Mercantil da nossa base, porque eles merecem receber um abono pela participação nos resultados e vamos fazer de tudo para que recebam “;, finalizou.
Texto: Michelle Bottin DRT-PR 7704
Fotos: Elison Godoy Ferreira

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content