SindBan discute assuntos específicos sobre a Caixa na Federação

No último dia 20, dirigentes da Caixa Econômica Federal das cidades de Piracicaba, Campinas, Guaratinguetá, Santos, São José dos Campos, Rio Claro e Votuporanga se reuniram na sede da Federação dos Bancários de São Paulo e ato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) para debater temas como Caixa 100% pública, reestruturação da Caixa, PLS 555, Funcef e contratações. O diretor Maur ício Nobre representou o SindBan.

Caixa 100% pública

Segundo Maur ício, a defesa do caráter social e do papel que a Caixa desempenha na sociedade foram enfatizados pelos presentes. “As tentativas de abertura do capital da Caixa, seja por qualquer via, foram veementemente rechaçadas pela diretoria, que acompanhará qualquer ação para defender a Caixa 100% pública.”

Reestruturação da Caixa

A reestruturação do banco foi debatida pelos diretores, em especial o redirecionamento de empregados após o PAA, que extinguiu mais de 3000 postos de trabalho. Em especial, os boatos sobre a reestruturação da GIRET (Gerência de Retaguarda). “Questionada, a Caixa não diz que sim, nem diz que não, marcando uma fase de desrespeito ao movimento sindical liderado pela postura intransigente da administração do banco.”

PLS 555

O diretor explica que senadores do PSDB, em conjunto com o capital, representado pela BM@F Bovespa, CNI, Associação Brasileira do Mercado de Capitais, dentre outros, aprovaram projeto de lei, denominado Marco Legal das Estatais. “Além de outros pontos negativos, destacamos como principais a abertura do capital de todas as empresas públicas nas esferas federal, estadual e municipal, assim como a restrição da composição dos conselhos executivos, excluindo os representantes dos trabalhadores das decisões desses colegiados.”

FUNCEF – Equacionamento do déficit

O déficit do fundo de previdência dos empregados da Caixa, a FUNCEF, também foi motivo de debates entre os dirigentes. De acordo com Maur ícios, após a mudança da legislação dos fundos de previdência, o déficit agora poderá ser equacionado conforme as caracter ísticas espec íficas de cada fundo. “Segundo informações, o plano de equacionamento deverá ser apresentado até o final do mês de janeiro.”

Contratações

As contratações na Caixa foram limitadas pela nova portaria do DEST (Departamento de gerenciamento de estatais), vinculado ao Ministério do Planejamento, em 97.732. Atualmente, segundo dados do terceiro trimestre de 2015, a Caixa conta com 97.644, ou seja, faltam 88 empregados para que a Caixa fique no limite permitido pelo governo. “Existe comissão de concursados que farão reunião com o Ministério Público para exigir suas contratações, vez que foram aprovados no último concurso público realizado e não foram chamados. O movimento sindical continua cobrando que a Caixa contrate mais empregados para suprir a demanda de trabalho absurda exigida dos bancários,” finaliza.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content