Saúde e Mais Médicos são tema de debate no SindBan

O ex-ministro da saúde, Alexandre Padilha, e o vereador em Campinas, Pedro Tourinho, vêm a Piracicaba nesta quinta-feira, às 19h, para um debate sobre saúde pública o os cinco anos do programa Mais Médicos. O encontro é uma realização do Sindicato dos Bancários de Piracicaba.
O sistema público de saúde no Brasil corre sérios riscos com as ações do governo golpista de Michel Temer. Além do congelamento dos gastos sociais por 20 anos por meio da Emenda Constitucional do teto de gastos, há também o risco de criação de um novo Sistema Nacional de Saúde que beneficia os planos de saúde pagos. Com este plano, metade da população brasileira deixaria de ter acesso gratuito à saúde.
Padilha foi o criador do programa Mais Médicos, em 2013, que levou atendimento médico a lugares onde antes não chegava, como pequenas cidades e periferias dos grandes centros. No total, o programa chegou a contar com 18 mil médicos, sendo 11 mil cubanos. Em Piracicaba, há seis médicos cubanos atendendo pelo programa.
O ex-ministro, que é pré-candidato a deputado federal pelo PT, alerta que criar um sistema de saúde que beneficia os planos privados não vai melhorar o atendimento à população, ao contrário, vai piorar. “;Nos últimos anos, os planos de saúde só serviram aos seus acionistas. Para o povo e profissionais do serviço médico, sobrou apenas a insatisfação. Duvido que algum brasileiro não tenha tido problemas com essas empresas nesse per íodo. O sucateamento do SUS e o favorecimento econômico de empresas de saúde privada são um reflexo do golpe contra o povo brasileiro “;, afirma.
O vereador Pedro Tourinho é médico sanitarista e foi membro do Conselho Nacional de Saúde e tem sua atuação marcada pela defesa do SUS. Em Campinas, tem denunciado o desmonte na rede pública, em especial nos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde. Pré-candidato a deputado estadual pelo PT, Tourinho defende o fortalecimento da rede pública. “Debater o direito a saúde é fundamental nesse momento em que todas as alternativas apresentadas pelo governo Temer representam retrocessos e perdas para os brasileiros, sobretudo os mais pobres”, ressalta ele.

Serviço
Debate: Desafios da saúde e os cinco anos do Mais Médicos
Debatedores: Alexandre Padilha (ex-ministro da Saúde) e Pedro Tourinho (vereador em Campinas)
Local: Sindicato dos Bancários de Piracicaba – rua XV de Novembro, 549, Centro.
Data: 26/7 (quinta-feira) às 19h

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content