Hoje, Dia dos Bancários, é dia de festa e comemoração para nossa categoria, que ao longo dos anos lutou tanto para conquistar direitos, como jornada de seis horas, t íquetes refeição e alimentação, plano de saúde, segunda graduação, formação continuada, entre outras conquistas.
O Dia dos Bancários é comemorado em 28 de agosto para lembrar uma grande assembleia realizada em 28 de agosto de 1951. Nela os bancários de São Paulo decretaram greve, após ouvir a contraproposta dos patrões que consideram inaceitável. Eles pediam reajuste de 40%, salário m ínimo profissional e adicional por tempo de serviço, mas a resposta dos padrões foi reajuste igual aosíndices oficiais de custo de vida, sem as outras duas reivindicações.
Bancários de outros estados aceitaram o acordo, mas os paulistas desprezaram o que consideraram “gorjeta”. Foram 69 dias de greve sob repressão do DOPS e de outros sindicatos da categoria. Em 5 de novembro, a Justiça concedeu reajuste de 31%, pondo fim à paralisação. A data é lembrada como um sinônimo de luta e resistência da categoria.
Programação do SindBan para o Dia dos Bancários
Das 8 às 9h30 -; Café da manhã com Bancário
A partir de 10h -; Visita a bancos
18h- Confraternização e pré-inauguração do Espaço Gourmet, churrasco comunitário
19h30 -; Abertura do Curso de Ambina 10