Perfil do Sindicato expõe desigualdades no sistema financeiro

Nesta terça-feira (8), o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan) apresentou o tradicional Perfil da Mulher Bancária. Os números divulgados comprovaram que, mesmo sendo maioria, mulheres sofrem com a falta de oportunidades dentro do sistema financeiro e esse abismo é ainda maior em relação às mulheres negras, que não chegam a 1% dentro da categoria. Dos 1356 bancários entrevistados, 56,27% são mulheres.

O Perfil foi realizado de 28 de dezembro de 2015 a 29 de janeiro deste ano, em 144 agências de bancos públicos e privados de 20 cidades da base territorial do sindicato – Piracicaba, águas de São Pedro, Charqueada, Santa Maria da Serra, São Pedro, Saltinho, Rio das Pedras, Rafard, Capivari, Pereiras, Jumirim, Laranjal Paulista, Tietê, Cerquilho, Bofete, Anhembi, Pardinho, Porangaba, Santa Bárbara d`Oeste e Conchas.

Mais uma vez o cenário que se desenhou foi a predominância masculina nos altos cargos. Mesmo mais escolarizadas, cerca de 60% possuem curso superior, o número de mulheres que ocupam cargo de gerente geral vem diminuindo nos últimos três anos. Em 2016, nem 4% das mulheres ocupam o mais alto cargo dentro da agência (3,93%), enquanto os homens representam 9,11%, diferença de 231%.

Essa desigual oportunidade reflete nas faixas salariais. Enquanto 4,22% dos homens recebem mais de 13 mil reais, nem 2% das mulheres (1,31%) recebem esse valor, uma diferença de 322%.

Segundo o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, o perfil busca entender a realidade dos bancários e auxiliar na estratégia de combate às questões que atingem à categoria. “;Sempre que é feito um diagnostico, há maior precisão das ações. Foram mais de 1300 entrevistados, número bastante alto do ponto de vista técnico, a margem de erro foi extremamente pequena e reforçou, mais uma vez, a desigualdade dentro do sistema financeiro. “;

Paiva pontua que os dados remetem a discussões com a categoria e o setor patronal para tentar minimizar cada vez essa diferenciação, às vezes discriminação e desigualdade, no tratamento à mulher no mercado financeiro.

Para a vice-presidente da entidade, Angela Ulices Savian, o empoderamento feminino se dá no dia a dia e é um trabalho coletivo. “;Não é um trabalho só meu, só do outro ou só das empresas, o empoderamento da mulher tem que ser de forma unitária, todos trabalhando para que possamos colocar a mulher principalmente em lugares onde elas são minorias. Só teremos uma sociedade justa e igualitária a hora que isso tiver acontecendo em nosso mundo “;.

Angela falou ainda sobre a importância da divulgação dos dados pelos meios de comunicação. “;O momento em que a imprensa divulga, fortalece o nosso trabalho para que o sistema financeiro possa fazer a inclusão de mulheres, principalmente as mulheres negras. “;

Ações do sindicato – No que se refere ao assédio sexual, a pesquisa demonstrou uma diminuição de cerca de 50% em relação a 2015. Já o assédio moral diminuiu 6%. No caso da discriminação racial, a queda em relação ao ano anterior foi de 31,44%. Discriminação sexual diminuiu 2,48%.

Uma das ações que contribuiu para essa diminuição foi a distribuição de cartilha de combate ao assédio sexual, que mostra, de maneira didática, a definição e como se dá essa forma de violência, especialmente contra as mulheres, maiores v ítimas dessa prática no trabalho.

“;Esses números são resultados das ações do sindicato ano passado. Eles mostram que estamos no caminho certo, mas o nosso desejo é que não houvesse mulheres assediadas e discriminadas. Não mediremos esforços para que isso seja uma realidade dentro do sistema financeiro “;, compromete-se o presidente dos bancários.

Homenagem Bancárias -; Após o evento, os dirigentes sindicais foram às agências bancárias homenagear a todas as mulheres da categoria.

Semana da Mulher 2016 -; A apresentação do Perfil da Mulher Bancária faz parte da programação da Semana da Mulher, promovida há oito anos pelo SindBan em conjunto com o mandato do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), e traz como tema: ‘Empodere-se, Mulher!’, cuja proposta busca enaltecer o papel da mulher na sociedade brasileira e no contexto mundial. A programação vai até a próxima sexta-feira (11).

Clique aqui e confira os dados do perfil
Clique aqui e leia o Jornal da Mulher Bancária

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content