Passeata em defesa dos aposentados reúne mais de 3.200 pessoas e movimenta o centro da cidade

A passeata promovida em defesa dos aposentados, organizada, em conjunto, pelo Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba e Região, e a Federação de Associações e Departamento de Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo (Fapesp), reuniu mais de 3.200 pessoas, de acordo com avaliação dos organizadores e movimentou o centro de Piracicaba, na manhã desta quarta-feira, dia 27 de junho. O manifesto, como informa o secretário de Comunicação do Conespi, José Antonio Fernandes Paiva, teve a participação de 40 entidades, de 22 munic ípios, sendo 22 de trabalhadores aposentados e 17 da ativa, além de representante da diocese de Piracicaba e do presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, João Manoel dos Santos.
A passeata foi iniciada de frente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba e Região, localizada na rua Santa Cruz, pegou a rua Floriano Peixoto até atingir a rua Governador Pedro de Toledo, contornou pela rua XV de Novembro, passou pela Catedral de Santo Antonio e terminou com um ato público na concha acústica da Praça José Bonifácio. Durante a manifestação, por cerca de duas horas, sindicalistas, liderados por Paiva, se revezaram no microfone de um carro de som, protestando contra a discriminação praticada contra os aposentados, que reivindicam reajuste salarial de 8,57%, mesmo percentual aplicado ao Salário M ínimo. O governo, como destacou o presidente da presidente da Federação dos Aposentados de São Paulo, Warley Martins Gonçalves, que representa 5,5 milhões de aposentados, concedeu apenas 3,3%. O presidente da Confederação Brasileira de Aposentados, Benedito Marc ílio, que representa 19 federações e 1.200 associações, foi outro que fez duras cr íticas à pol ítica do governo federal.
Durante a manifestação, também foi distribu ída carta-aberta à população, informando os motivos do movimento. Comerciantes e populares pararam para acompanhar o movimento, que, como diz Paiva, foi histórico e “;há muito não se via em Piracicaba “;.
CARTA AO MINISTRO — Durante o ato, em frente ao prédio da Previdência Social, na rua XV de Novembro, a presidente do Conespi, ângela Ulices Savian, e o presidente da Associação Eclética dos Aposentados e Pensionistas, José de Lima, entregaram à gerente do INSS local, Maria Silvia Bueno de Oliveira dos Santos, uma carta, endereçada ao ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, pedindo a recuperação do poder de compra dos salários, além de antecipação de 50% do 13º salário, assim como pelos direitos e garantias asseguradas pelo estatuto do idoso. No documento, também é pleiteada a reativação da Comissão Permanente de Valorização da Previdência Social Pública, implantação da gestão quadripartite da Seguridade Sócia, com poderes deliberativos, e permanência do veto do presidente Lula à Emenda 3, assim como pela regulamentação e implementação imediata dos direitos e garantias asseguradas pelo estatuto do idoso e estabelecer cronograma para pagamento dos precatórios a partir de 2007, além de manter as conquistas do acordo de 2006.
O mesmo documento também foi entregue ao presidente da Câmara, que estará apresentado uma moção de apelo ao ministro da Previdência e ao presidente Lula, com as mesmas reivindicações. A alegação é de que a seguridade social tem superávit de mais de R$ 50 bilhões em 2006 e que o acumulado de 2001 a 2006 supera os R$ 220 bilhões.

Vanderlei Zampaulo -; MTb-20.124

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content