Paralisação abre negociação com Regional do Bradesco

O manifesto realizado na manhã desta quinta-feira, 22, em frente à agência do Bradesco da Paulista, em Piracicaba, rendeu resultados positivos para os bancários e clientes da agência. Após diretores, funcionários e assessores do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) iniciarem o ato em frente à agência, a regional do Bradesco abriu um canal para negociação e uma reunião entre diretoria do Sindicato e a Regional será realizada ainda na tarde desta quinta. O SINDBAN quer a transferência do gerente para outra agência e, se não houver negociação, a agência do Bradesco da Paulista será novamente fechada nesta sexta-feira, 23, até que o pedido seja acatado.
O manifesto faz parte do Dia Nacional de Luta contra o abuso dos bancos e foi a forma da categoria manifestar sua indignação diante da intransigência dos bancos, que nas duas rodadas duplas de negociação realizadas até agora na Campanha Salarial rejeitaram todas as propostas sobre saúde, condições de trabalho, segurança, emprego e igualdade de oportunidades. A agência do Bradesco na Paulista foi escolhida como ponto de manifesto em Piracicaba em função das reclamações de funcionários quanto ao assédio moral do gerente geral e de clientes sobre o seu comportamento. Esta é a segunda vez que a agência foi paralisada pelo mesmo motivo, sendo a primeira no dia 31 de julho deste ano.
“;O primeiro manifesto que fizemos foi de advertência em função da questão comportamental do gerente. Não quer íamos sua demissão, pelo contrário, oferecemos ajuda a ele, tratamento psicológico gratuito do Sindicato para que pudesse ser tratado. Só queremos que ele respeite seus subordinados e os clientes “;, afirmou o presidente do SINDBAN e vereador pelo PT, José Antonio Fernandes Paiva.
Durante o discurso em frente a agência para os bancários e comerciantes da região, Paiva acrescentou que tanto no trabalho quanto no âmbito familiar conquista-se mais com o respeito e o convencimento, não impondo formas de trabalho, metas e desafios. “;Um gestor tem que estar preparado para isso, para lidar com os funcionários, com os clientes, e não expor a saúde dos bancários. Por isso estamos aqui hoje, lutando pela categoria. O Sindicato é contra a exploração e é pago para defender os trabalhadores e também os clientes que reclamam do atendimento grosseiro que lhes é prestado, e fazemos isso com muito orgulho “;, salientou.
Após conversar com funcionários e clientes do Banco, Paiva foi contatado pela Regional do Bradesco para que a agência fosse aberta e uma reunião entre diretoria de ambas as partes fosse realizada ainda nesta quinta para uma negociação. A diretoria se reuniu no mesmo instante e decidiu aceitar a proposta, já que a Regional abriu essa negociação. O horário de abertura da agência foi retardado em uma hora e, no final da tarde de hoje, uma reunião a portas fechadas será realizada para definir a melhor alternativa para bancários e clientes.
RECLAMAçõES -; Clientes da agência, empresários e correspondentes bancários procuraram os diretores do Sindicato para reclamarem do atendimento prestado pelo gerente, por meio de reclamações telefônicas e durante o ato, realizado nesta quinta.
A maioria fazia o mesmo apelo: que o gerente geral fosse afastado da agência, pois atende com falta de educação e de maneira grosseira. “;Ele foi várias vezes grosso comigo, não me atendeu quando solicitei e ainda fazia ameaça para gerente que pediu demissão. Ameaçou ainda, na frente de vários clientes, que iria até a minha empresa fazer uma cobrança e um escândalo por causa de uma duplicata que estava vencida há dois dias “;, afirmou uma cliente.
Outra cliente alegou que o gerente a destratou e disse que transferiu sua conta para esta agência, pois fica mais perto do seu trabalho, porém, já está arrependida. “;Eu fiquei horrorizada com a forma que ele atende os clientes. Uma falta de educação e grosseria absurdos “;, acrescentou.
Texto: Michelle Bottin

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