Nota de Falecimento: Elias Boaventura, ex-reitor da Unimep, morre aos 74 anos

Elias Boaventura, ex-reitor da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) faleceu aos 74 anos, na noite deste sábado (7) em decorrência de um AVC hemorrágico.
O professor estava internado no Hospital Santa Isabel, em Piracicaba, desde o dia 19 de dezembro, data em que foi acometido pelo AVC. Boaventura passou por duas cirurgias depois disso, mas entrou em coma profundo, de onde não saiu mais.
“;Ele lutou até o fim. é uma grande perda, ele era o meu companheiro, o meu amor. Como isso é dif ícil “;, comentou a esposa do professor, Sylvana Zein.
A perda abalou familiares, amigos e a própria educação. “;Meu pai era muito querido, por tudo que já fez. E, aliás, ele fez muito por muita gente. Era um grande exemplo “;, reforçou Rodrigo Boaventura.
Trajetória
Mineiro de Coimbra, Elias Boaventura era professor da Pós-Graduação em Educação na Unimep. Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina (MG), mestre em Filosofia da Educação pela Unimep e doutor em Educação pela Unicamp, era também membro da Academia Granberyense de Letras, Artes e Ciências.
Foi reitor da Unimep entre 1978 e 1985, época marcada por grandes acontecimentos que projetaram a instituição em n ível nacional como uma universidade compromissada com as questões sociais e pol íticas.
Em uma conjuntura de resistência ao regime ditatorial, a Unimep se afirmou como um espaço de debates e cr ítica, quando permitiu a realização de eventos proibidos pelo Estado, como os congressos da UNE (União Nacional dos Estudantes), e estimulou a defesa do reatamento das relações Brasil e Cuba e defendeu a causa palestina
Marcas
Foi na época em que Elias Boaventura era reitor que a universidade foi palco de encontros que discutiram questões sociais, pol íticas e educacionais, tais como o seminário internacional de educação popular, ocorrido em 1983, e os seminários nacionais, de 1984 a 1987.
Estes espaços também foram ocupados pelos movimentos populares da região, a exemplo dos congressos dos favelados promovidos pela Associação dos Favelados de Piracicaba (Asfap) e sediados pela instituição desde 1983.
Em 1995 recebeu o t ítulo de “;Dr. Honoris Causa “; da Unimep e também o t ítulo de “;Cidadão Piracicabano “;. Enfim, participou ativamente dos diferentes momentos -; de formação, caracterização, conquistas e crises -; vividos pela Unimep em seus mais de 30 anos, tornando-se parte efetiva de sua história.
Sempre se posicionou! Defendeu seus princ ípios durante toda a crise de 2006, quando 149 docentes foram demitidos pela internet e sem justa causa, colocando à frente as necessidades do ser humano, a importância da valorização de cada um, o respeito e cultivo às diferenças.
Despedida
O corpo de Elias Boaventura será velado no Salão Nobre do Colégio Piracicabano neste domingo (8). O enterro está marcado para as 17 horas, no Cemitério da Saudade. O Colégio Piracicabano fica na Rua Boa Morte, 1.257, Centro.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content