Nesta Terça-feira, acontecem negociações com a Fenaban por mais segurança nos bancos

O Comando Nacional coloca nesta terça-feira, 6, no centro da mesa do segundo dia da segunda rodada de negociações com a Fenaban o tema da segurança bancária. Uma das prioridades definidas pelos trabalhadores, durante a 13ª Conferência Nacional, é a melhoria da assistência médica e psicológica aos bancários v ítimas da insegurança nos bancos.
A categoria reivindica que as instituições financeiras instalem mais equipamentos de prevenção contra assaltos, sequestros e extorsões. “;Os bancos tiveram lucros acima de R$ 24 bilhões no primeiro semestre, por isso acreditamos que os banqueiros têm condições suficientes para implantar portas de segurança em todas as agências e antes do auto-atendimento, declarou o presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região, José Antonio Fernandes Paiva.
Os bancários reafirmaram a proposta de instalação das portas individualizadas de segurança antes do auto-atendimento, com pequeno recuo em relação à calçada para colocação de um guarda-volumes para evitar qualquer constrangimento aos clientes.
Outra reivindicação importante dos bancários é o adicional de risco de morte no valor equivalente a 30% da remuneração total que o trabalhador recebe no mês.
Ataques a bancos
A 1ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos, elaborada pela Contraf-CUT e Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), revela 838 ataques a banco no primeiro semestre de 2011, uma média de 4,63 ocorrências por dia. Desses casos, 301 foram assaltos (inclusive com sequestro de bancários e vigilantes), consumados ou não, e 537 arrombamentos de agências, postos de atendimento e caixas eletrônicos (incluindo o uso de dinamites e massaricos).
Outra pesquisa nacional feita pela Contraf-CUT revela que no primeiro semestre deste ano 20 pessoas foram mortas em assaltos envolvendo bancos, uma média de mais de 3 mortes por mês. Das mortes, 11 foram em crimes de ‘saidinha de banco’. A pesquisa também aponta crescimento de 81% das mortes em relação a 2010, quando foram contabilizados 11 óbitos no mesmo per íodo.
Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content