Itaú é condenado a pagar R$ 20 mil a cliente por racismo

O Banco Itaú foi condenado a pagar indenização de R$ 20 mil a um homem pelo crime de racismo. A decisão do 9º Tribunal de Justiça de São Paulo, por unanimidade, deu ganho de causa a Geraldo Pereira da Silva Filho por danos morais.

Geraldo entrou na agência e foi barrado na porta giratória, mas os seguranças não liberaram a trava mesmo o cliente demonstrando que não tinha nenhum objeto metálico em sua posse. Depois de conseguir ingressar no banco, ele recebeu atendimento normalmente, porém quando saiu policiais militares armados o abordaram, pois, segundo os autos do processo, eles teriam atendido ao alarme de assalto.

O cliente teve de colocar as mãos na cabeça, encostar na parede e ser revistado para provar que não havia roubado nada. O relator da ação judicial, Piva Rodrigues, disse que o cliente passou por constrangimento e que a abordagem policial foi inapropriada.

“;Restou evidenciado que funcionários do banco criaram situação de extremo embaraço ao autor, que foi abordado como se criminoso fosse “;, disse Piva Rodrigues
O Banco Itaú ainda não se pronunciou sobre o caso.

Fonte: Portal Geledés

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content