Nesta quinta, dia 25 de fevereiro, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SINDBAN) inaugurou a sua regional em Tietê. A subsede atenderá cerca de 300 bancários e fortalecerá a luta dos trabalhadores do sistema financeiro das cidades de Tietê, Cerquilho, Conchas, Jumirim, Maristela, Pereiras e Laranjal Paulista.
Estiveram presentes no evento o presidente do Sindban, Jose Antonio Fernandes Paiva; a vice-presidente do Sindban, Angela Isabel Ulices Savian; os diretores da nova regional, Paulo Roberto Coan e Paschoal Verga Junior; o presidente do Partido dos Trabalhadores de Tietê, Cláudio Demarchi, o presidente do Sindicatos dos Municipais de Piracicaba, José Valdir Sgrigneiro, o presidente do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Tietê, Zacarias Pedro Simão, advogado do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Tietê, Eduardo Brizotti, representante da Câmara Municipal de Tietê, a chefe de gabinete Lindalva Dainez, além dos bancários de Tietê e região, diretores e colaboradores do Sindban.
O advogado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tietê, Eduardo Brizotti, falou da presença significativa do movimento sindical na região e conclamou os bancários a lutarem contra os tubarões do sistema financeiro.
Em seguida, a vice-presidente do Sindban, Angela Isabel Ulices Savian, agradeceu a presença de todos e ressaltou a satisfação de mais um dever cumprido com a inauguração da regional em Tietê.
“;Como foi lembrado, a luta contra os tubarões do sistema financeiro é muito dif ícil. Os banqueiros estão tentando tirar os direitos que conquistamos. E, ainda, temos um processo de desigualdade muito grande em nossa classe em relação às mulheres, que recebem 23% a menos no salário. Essa desigualdade aumenta quando falamos dos negros. Temos que estar junto com os bancários para que eles tenham um ponto de apoio para denunciar, relatar o que está acontecendo nas agências para que possamos, em nosso trabalho, ter resultados positivos, “; explica a vice-diretora do Sindban, que também faz parte da diretoria da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS).
Angela destacou a ampla cobertura de serviços e assistência social oferecida pelo sindicato, focadas na promoção da qualidade de vida e saúde, por meio de nutricionistas, fisioterapeutas, psicóloga.
“;Temos em nosso sindicato, que será estendido para a regional, o Núcleo de Qualidade de Vida. Traremos um pouco daquilo que vocês tanto necessitam e que tanto merecem. Esperamos, realmente, que vocês façam da subsede a extensão de suas casas. Só descansaremos o dia que tivermos desigualdade totalmente zerada dentro do local de trabalho, condição de vida adequada para que os bancários não tomem mais remédios tarja preta, porque o consumo está alt íssimo dentro do sistema financeiro, quando não tivermos mais companheiros cometendo suic ídios. “;
O presidente do Sindban Piracicaba e Região e vice-presidente da Feeb SP/MS, José Antonio Fernandes Paiva, expôs o débito do sindicato com a base de Tietê do ponto de vista estrutural e citou o trabalho do o ex-vice-presidente da antiga Regional de Tietê. “;Foi um dos companheiros de orgulho da cidade de Tietê e do Sindban, por sua conduta ilibada, compromisso com a categoria. Construiu nome extremamente importante dentro do sindicalismo bancário, lutou contra a privatização do Banespa e do Banco do Estado de São Paulo e quis abrir o espaço na diretoria para que outros pudessem participar. Precisamos abrir novas fronteiras, estabelecer novos quartéis de concentração para que possamos dar a oportunidade aos nossos representados. “;
Paiva reforçou os benef ícios que serão disponibilizados para os associados na subsede, como o Programa Ação Saudável, criado em novembro de 2014 pelo sindicato.
“;A Regional de Tietê, coordenada pelos companheiros Paulo Cohan e Paschoal Verga Junior, é para que a cada dia possamos atender com mais eficiência as demandas da base, diminuir a distância entre o capital e o trabalho. A dinâmica do sistema capitalista é da exploração da mais valia, algumas corporações não fazem gestão de pessoas que valorizem o ser humano. Queremos que os bancários voltem para as suas casas, na pior das hipóteses, da maneira que sa íram de manhã. Hoje, temos mais paciente no departamento de psicologia do que no departamento jur ídico. Antes, para iniciar um sindicato contratava-se um advogado, hoje temos psicólogos, terapeutas, nutricionistas, assistente social, porque queremos cuidar do ser humano e ajudar inclusive os gestores, porque todos são bancários. Nós temos orgulho de ser empregados dos bancários, somos eleitos para isso e colocar esse espaço à disposição da categoria. Temos a estabilidade que poucos bancários têm para lutar, nos cobrem. “;
O presidente do Sindban ainda lembrou que o movimento sindical passa por momento extrema reflexão ao mencionar a situação vivida pelos companheiros do HSBC, que correm o risco de ter seus direitos, como a PPR (Programa de Participação nos Resultados) e PLR (Participação nos Lucros e Resultado), ameaçados, além da luta contra a abertura de capital da Caixa Econômica Federal e as mudanças das medidas provisórias que mexem no seguro desemprego, nas aposentadorias e pensões.
“;Queremos que os bancos continuem dando lucro, valorizem os seus trabalhadores. Nossa obrigação é discutir qual o melhor ambiente de trabalho. O que podemos contribuir para que tenhamos uma sociedade mais justa e fraterna? Nós estamos muito entusiasmados e ficaremos ainda mais, quando reclamarem que a regional já está pequena e precisa mudar para outro lugar. Nós temos um desejo enorme de servir. Nosso compromisso é com a classe trabalhadora. “;
Ao final, as autoridades descerraram a fita inaugural e os presentes foram convidados para participar do coquetel de inauguração.
Vice-presidente Michel Temer
Convidado para a inauguração da regional, o vice-presidente da República, o tieteense Michel Temer enviou uma mensagem de agradecimento ao convite e transmitiu seus cumprimentos e votos de pleno êxito ao evento.
A importância da Regional para os bancários
Para o ex-vice-presidente da antiga Regional de Tietê, Paulo Gil de Oliveira, o Sindban está de parabéns pela nova estrutura montada na cidade. “;Estamos muito contentes. Tietê é muito importante, precisa desse apoio do sindicato, pois atende um grande número de bancários. Sem dizer, que nosso Vice-presidente da República, Michel Temer, é de nossa cidade. Estamos bem representados em todas as esferas. “;
O gerente do Banco Santander de Tietê, Ricardo Brandão, frisa que a abertura da subsede em Tietê é um fortalecimento não só para a categoria, mas também para toda a população da cidade. “;O sindicato mostra representatividade muito maior. Isso é um ponto muito bom e ficamos muito felizes com a inauguração dessa ‘casa’ na cidade de Tietê. Para nós será muito importante esse contato mais próximo “;.
Já Henrique Guilherme Steigel, funcionário do Banco do Brasil de Tietê, pontua que a regional na cidade será apoio fundamental para garantir os direitos e interesses dos bancários e o fortalecimento da luta diária da categoria.
A Regional do Sindicato dos Bancários de Tietê fica na Rua Julio dos Reis, nº 228, Centro. Horário de funcionamento: das 8h às 18h. Contato pelo telefone (15) 2108-1029.
Texto: Mariana Valadares – MTB: 43155/SP
Foto: Elison Ferreira
Inauguração de regional em Tietê fortalece luta de bancários da região
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook