Em comemoração ao Dia Nacional do Bancário SindBan participa de reunião solene e homenagens do Bancário Padrão 2019

O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região (SindBan) participou na noite da última sexta-feira de reunião Solene do Bancário Padrão 2019. A homenagem foi uma propositura do mandato do Presidente da Câmara Gilmar Rotta e do vereador Dr. Matheus Erler. O Evento marca o Dia Nacional do Bancário, conforme Decreto Legislativo 43/02, de autoria do parlamentar, comemorado em 28 de agosto.

Em sua 17ª edição, o Bancário Padrão tem como objetivo valorizar os trabalhadores do sistema financeiro por meio da escolha de dois representantes (um homem e uma mulher). Em 2019, ano em que o Sindicato comemora 60 anos a entidade inovou na forma de escolha dos homenageados, foram escolhidos bancários da ativa que melhor representam a categoria e também que possuem um história de luta e afinidade com o movimento sindical.

Para o Presidente do Sindicato dos Bancários, Jose Antonio Fernandes Paiva, a homenagem marca os anos de lutas e vitórias da categoria, que sofre, diariamente, abusos dos patrões do sistema financeiro, mas, mesmo assim, exerce o seu trabalho com excelência. “;Pressões por metas, assédio moral, insegurança, esse é um pouco do dia a dia do bancário. Prestar homenagem a esses trabalhadores, que mesmo dentro das adversidades procuram atender ao cliente com qualidade, é uma forma de incentivo e de lembrá-los, que unidos, as conquistas podem ser concretizadas “;, ressalta.

Angela Ulises Savian que é vice-presidente do SindBan, explicou que escolher os representantes e transferir essa honraria aos próprios bancários, só vem firmar um dos papeis do sindicato, que é motivar o funcionário a perseverar diante de tantos contratempos. “;Nossa função ainda é manter a integridade f ísica e moral dos bancários. “;

Ao comentar as homenagens, Gilmar Rotta lembrou que a escolha dos profissionais se deu a partir da soma de fatores como empenho, dedicação ao trabalho, bom relacionamento com os colegas de trabalho e ética no desenvolvimento das funções. “;Sabemos o quanto vocês lutam buscando cumprir metas, vivendo sempre grandes situações de estresses. E sabemos também o quanto importante é ter uma entidade de classe que verdadeiramente defende seus direitos, como é o SindBan, referência nacional na defesa do trabalhador “;, avaliou.

Presidente do SindBan, José Antônio Fernandes Paiva foi quem propôs a solenidade para homenagear o Bancário Padrão, em 2002, quando ocupava mandato de vereador no Legislativo piracicabano. “;Não são escolhidos por acaso: são sementes plantadas, de árvores que podem dar sombras e frutos. Temos mais de 1900 bancários na base e destes chegaram a indicação de 28, dos quais tivemos que escolher 10. Hoje, o Brasil está triste, estão queimando o meio ambiente. Mas, para não lembrar das tristezas, lembro da grandeza dos vereadores que nos oferecem esse momento “;, disse.

Escolhido para dar as saudações em nome dos homenageados, o bancário Renan Luan Rocha Zampaulo, do Santander, disse que a solenidade serve de motivação na carreira. “;Datas como estas nos fazem lembrar o quão próximos somos do sindicato e o propósito real de suas lutas diárias. Ser bancário, antes de tudo, significa trabalhar com dignidade, honestidade e respeito. Apesar do que muitos pensam, as coisas não são tão fáceis. Vivemos uma rotina corrida e precisamos ter muita garra e comprometimento “;, declarou.

Segundo Mauri Sérgio Martins de Souza, diretor do Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), é tradição entre os sindicatos da categoria reconhecer a atuação de seus profissionais no mês de agosto, já que o 28 de agosto é o Dia Nacional dos Bancários. “;O pa ís vive uma tragédia anunciada no âmbito federal e a sociedade civil deve estar engajada, mais do que nunca, na defesa dos seus direitos. Querem nos tirar tudo “;, disse ele, ao comentar sobre a Medida Provisória 881, que revogou, entre outras coisas, a abertura das agências bancárias aos sábados.

O secretário Municipal de Trabalho e Renda, José Luiz Ribeiro, lembrou a situação econômica do pa ís, com 13 milhões de desempregados, quadro que não foi sanado como esperado com a Reforma Trabalhista. “;Temos que continuar em defesa dos direitos dos trabalhadores. Acreditar que o Brasil um dia vai crescer e que os trabalhadores terão suas rendas melhores distribu ídas. Sei que a categoria tem sofrido muito, com as demandas que o Brasil precisa “;, avaliou Ribeiro, ao citar que os bancários se notabilizam pela luta pela redução da carga horária, pela participação nos lucros e resultados e contra o assédio moral.

HOMENAGEADOS -; Do Banco do Brasil, os homenageados foram Rui Roberto Pezolato, que está no sistema financeiro há 40 anos, dos quais 30 são na luta sindical, e Fernanda Provenzano Siqueira, há 18 anos como bancária, sendo desde 2015 no BB, onde trabalha no setor financeiro. Ambos são da agência Paulista de Santa Bárbara d’Oeste.

Do Bradesco os escolhidos foram João Ariovaldo Mandro, há 30 anos na área e gerente geral da agência Prudente, e Lucilene Alves de Oliveira Souza, da agência Independência, funcionária há 28 anos. Da Caixa Econômica Federal a homenagem foi para João Paulo Zampiere de Oliveira, gerente de atendimento empresarial da agência Noiva da Colina e que está há 12 anos na instituição. Do Banco Mercantil do Brasil foi enaltecido Vitor Danelon, o Vitinho, há 30 anos no sistema financeiro.

Os representantes no Bancário Padrão 2019 pelo Itaú foram Gilberto de Jesus Ferreira da Silva, o Giba, que trabalha na agência da Vila Rezende, como gerente de empresas, e Flavia Morales Ferreira, assistente de gerência da agência da praça José Bonifácio. Os dois estão há 12 anos na área.

Houve ainda homenagens aos bancários do Santander: Renan Luan Rocha Zampaulo, que começou na empresa em 2016 como estagiário e foi efetivado dois anos depois, e Maria Aparecida Gomes, que iniciou a história no banco há 12 anos e atualmente é gerente de negócios e serviços na agência da Prefeitura de Piracicaba.

Os escolhidos como Bancário Padrão 2019 também receberam homenagens de Angela Ulisses Savian, vice-presidente do SindBan. A solenidade teve a presença de Roberto Previde, vice-presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Piracicaba, enquanto a cantora Elaine Teotônio apresentou as músicas Sonho Imposs ível, de Maria Bethânia, e Tá Escrito, do grupo Revelação.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content