Dirigentes do SindBan participam de reunião na Federação para debater impactos da Reforma Trabalhista

Na manhã desta quarta-feira, 21 de fevereiro, os dirigentes sindicais da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS) se reuniram na sede da entidade com a intenção de debater e buscar soluções para os impactos da Reforma na Trabalhista para o setor bancário.

Desde sua aprovação em novembro de 2017 muitos bancos já vêm dando in ício ao pacote de desmontes permitidos com a nova lei trabalhista. São eles: Homologação fora do Sindicato, parcelamento de férias, mudança na forma de compensação de horas extras, entre outros. De acordo com o Presidente do SindBan, José Antônio Fernandes Paiva, os bancos estão inibindo o acesso dos trabalhadores a assistência sindical. “;As instituições já estão dificultando a relação do trabalhador com o seu sindicato, vemos isso nos casos de rescisões, homologações, conciliações judiciais. E é por isso que nós dirigentes da federação decidimos fazer uma rodada de negociação com cada banco a fim de reestabelecer um processo de negociação no qual o sindicato possa exercer o direito de assistir os bancários em todas as situações “;, comenta.

A ideia dessa nova rodada de negociações é que o sindicato possa acompanhar as homologações e negociações judiciais. Além disso, a reunião também discutiu um novo contrato com o banco safra a fim de atender os trabalhadores da instituição que não estavam relacionados como bancários, e agora serão também atendidos pelo sindicato desses trabalhadores. “;Esse processo é uma vitória importante para o movimento e para os trabalhadores do Safra. Essa vitória terá in ício nas próximas semanas com uma assembleia que pretende aprovar um acordo especifico que transforma os operadores em executivos de conta e assim eles passam a ter direito a convenção coletiva dos bancários “; completa Paiva.

A reunião também tratou de assuntos Economus -; atinge os funcionários da antiga Nossa Caixa. E nesta linha também tratou -; se de FEAS, CCP do BB, CCV da Caixa. Em consonância os dirigentes falaram também da expectativa e relação as eleições que estarão ocorrendo no Funcef e Economus, e também na Cassi (Caixa de assistência ao Banco do Brasil).

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content