Debate sobre a mulher negra encerra a 8ª Semana da Mulher

Encerrando as atividades da 8ª edição da Semana da Mulher, nesta sexta-feira (11), no Salão Nobre da Câmara de Vereadores, foi realizada mesa redonda: Mulheres Negras – avanços e desafios na conquista de espaços e direitos. Participaram do debate Ana Almeida -; Vice-Presidente Estadual da UNegro (União de Negros Pela Igualdade), Dr. Jefferson Luiz Lopes Goularte -; Presidente da OAB subsecção Piracicaba, Thais Progete -; Presidente do Conselho Municipal da Mulher, Silvana Ver íssimo -; Conselheira do Conselho Nacional dos Diretos da Mulher, Rossana Aparecida Cyriaco Gomes da Silva -; Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba (Conepir) e Alessandra de Cássia Laurindo -; CEPPIR Coordenadora de Pol íticas de Promoção da Igualdade Racial.

Rossana Gomes da Silva afirma que a m ídia, no Dia das Mulheres, homenageia as mulheres brancas. “De qual mulher estamos falando? Somos procuradas apenas quando sofremos preconceito.”

“;Se ninguém é racista neste pa ís, de onde está vindo este racismo? Quando o menino negro vai ao shopping o segurança vira seu melhor amigo. Vemos o exterm ínio da juventude negra, a nossa pol ícia quando atira no negro é na cabeça, quando atira no não negro é na perna, isso é estat ística. “;, defendeu a Vice-presidente Estadual da UNegro (União de Negros Pela Igualdade), Ana Almeida.

Silvana Ver íssimo foi enfática ao falar sobre o racismo – “Racismo mata, adoece e enlouquece.”

Perfil da Mulher Bancária – O presidente do SindBan, o vereador Paiva, falou sobre o resultado do perfil, apresentado na terça-feira (8). “De um universo de 1356 bancários entrevistados, apenas 0,66% se consideraram negras. E mesmo mais escolarizadas, elas não têm oportunidades dentro do sistema financeiro.”

Carta de Piracicaba – Os debates foram sintetizados na “A Carta de Piracicaba”, que pede, principalmente, a instalação da Casa de Acolhimento à mulher v ítima de violência e o sistema integrado das Secretarias, Delegacia da Mulher e Pol ícia Civil, para que o atendimento passe a ser humanizado, especializado e preparado para garantir que todos os direitos, estabelecidos pela constituição, sejam cumpridos. A carta vai nortear os trabalhos do vereador durante o ano.

Balanço da 8ª edição – Para a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Thais Progete, a Semana da Mulher foi muito positiva, superou as expectativas do que o Conselho pensou sobre o que seria debatido, ponderado e o que viriam de apelos, reivindicações e necessidades. “Foi um privilégio poder participar todos os dias dos debates, que foram de muita relevância para o trabalho do Conselho da Mulher. Certamente servirá como base para poder pontuar nosso plano de trabalho. Para mim, não apenas como Conselho, mas como mulher e profissional, acrescentou muito, foram ótimas experiências, as pessoas que passaram tinham histpórias sensacionais.”

Segundo Paiva as atividades da 8ª edição foram conclu ídas com a maior participação popular em relação às outras.”Temos a carta mais complexa, as discussões foram muito complementares e encerra com uma convicção – não podemos parar de fazer o debate. As mulheres merecem homenagem, reconhecimento, mas o debate do papel do poder público, das organizações sociais, governamentais e não governamentais, no empoderamento da mulher é imprescind ível. Essa responsabilidade é que cabe ao mandato do vereador Paiva, ao Sindicato dos Bancários, ao Conselho das Entidades Sindicais, ao Conselho da Mulher, da Ordem dos Advogados do Brasil, que foram apoiadores dessa Semana e debatemos pol íticas públicas, pressionar o prefeito, o governador, a presidenta para que possamos chegar no ano que vem com mais demandas atendidas do que chegamos nessa 8ª Semana.

A 8ª edição da Semana da Mulher teve como tema Empodere-se, mulher!, e é organizada pelo SindBan em parceria com o mandato do vereador Paiva.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content