Com-Emprego tem encontro com o prefeito para discutir fim das filas no seguro-desemprego

A Comissão Municipal de Emprego (Com-Emprego) tem encontro com o prefeito Barjas Negri, nesta quinta-feira, dia 24 de maio, às 15h30, no Centro C ívico, para discutir medidas visando pôr fim às longas filas para solicitação do seguro-desemprego. A decisão de recorrer ao prefeito foi tomada em reunião ordinária da Com-Emprego, no dia 16 de maio, no Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região. A audiência foi agendada pela secretária de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guércio..
De acordo com o presidente da Com-Emprego, José Antonio Fernandes Paiva, a decisão de buscar apoio do Poder Executivo para pôr fim à espera para atendimento no pedido de seguro-desemprego foi tomada em função de que na cidade, atualmente, apenas a Subdelegacia do Trabalho presta o serviço este serviço, havendo pelo menos 320 pessoas na lista de espera, conforme informou o subdelegado do Trabalho local, Carlos Moisés Rodrigues, ao apresentar balanço do atendimento de seguro-desemprego e emissão da Carteira de Trabalho. Segundo o subdelegado, foi criada uma espécie de “;fila virtual “;, com a distribuição diária, em média, de aproximadamente 160 senhas, para atendimentos.
Dados da Subdelegacia revelam que neste ano, até abril, já foram realizados 6.896 pedidos de seguro-desemprego, contra 6.731 no mesmo per íodo do ano passado. Com relação à emissão de Carteira de Trabalho, já foram emitidas 1.503, contra 1.511 em 2006. No entanto, o subdelegado conta que falta pessoal para atender a demanda e a “;situação é cr ítica “;. Para o presidente da Com-Emprego, a demora no atendimento é bastante angustiante para o trabalhador demitido, que, inclusive, já está com sua auta-estima baixa. O Poder Público, como ressalta Paiva, precisa tomar posição diante das sugestões da Com-Emprego, do contrário não há motivo do trabalho que vem sendo desenvolvido.
Criada em Piracicaba no ano de 1997, a Com-Emprego tem a finalidade de discutir e fomentar pol íticas de geração de emprego e renda no munic ípio. Ela é constitu ída de 18 membros indicados, respectivamente pelos trabalhadores, governo e empresariado.
Vanderlei Zampaulo -; MTb-20.124

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content