Caixa prorroga por 90 dias o pagamento do adicional dos avaliadores de penhor

Graças à pressão dos trabalhadores, a Caixa Econômica Federal prorrogou por 90 dias o pagamento do adicional de insalubridade dos avaliadores de penhor. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18), durante a negociação da mesa permanente realizada na terça-feira da semana passada, dia 12 de julho, cobrando a retomada do benef ício. Na reunião, a empresa recuou e manteve o adicional durante o mês de julho. Nesta quarta-feira (20), a categoria realizará, em todo o pa ís, um Dia Nacional de Luta para reivindicar melhores condições de trabalho para os empregados do setor.

O corte do adicional foi anunciado pela Caixa no dia 5 de julho, em comunicado interno, alegando que laudos de empresas contratadas consideraram que o ambiente em que se manipulam produtos qu ímicos pelos avaliadores não apresenta risco à saúde e que, portanto, os empregados da área não teriam mais direito ao correspondente a 40% do salário m ínimo (R$ 352).

As entidades representativas contestam os laudos apresentados até agora pelo banco para justificar a suspensão do adicional. Segundo informações repassadas pela Associação Nacional dos Avaliadores de Penhor da Caixa Econômica Federal (Anacef), a maioria dos laudos foi baseada em apenas uma amostragem, e nos casos positivos o banco solicitou que o empregado refizesse.

Novos laudos estão sendo realizados em algumas unidades da Caixa pelas entidades sindicais, e até o dia 11 de agosto os representantes dos trabalhadores voltarão a ser reunir, extraordinariamente, com a Caixa, para retomar o debate sobre o problema.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content